Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gastos com antidepressivos aumentam 70% na Rússia em 2022

Levantamento compara os nove primeiros meses do ano com o mesmo período de 2021, quando país vivia alta dos casos de Covid

Internacional|Do R7

Além de antidepressivos, sedativos também tiveram alta nas vendas na Rússia
Além de antidepressivos, sedativos também tiveram alta nas vendas na Rússia Além de antidepressivos, sedativos também tiveram alta nas vendas na Rússia

Um levantamento feito por um instituto russo indicou um aumento de 70% no gasto com antidepressivos no país nos nove primeiros meses de 2022. O comparativo foi feito com base no mesmo período de 2021, momento no qual a Rússia lutava contra uma das maiores altas de casos de Covid-19 durante a pandemia.

De acordo com a agência de notícias russas Tass, o Centro para o Desenvolvimento de Tecnologias Avançadas (CRPT, na sigla em russo) revelou que os moradores do país gastaram mais de 5 bilhões de rublos (mais de R$ 413 milhões) com esses medicamentos só em 2022.

Em relação à quantidade de pacotes de antidepressivos vendidos, os números entre os dois períodos subiram 48%. A maioria dos remédios foi comprada em Moscou (1.300 pacotes por 10 mil adultos), São Petersburgo (1.200), região metropolitana de Moscou (976), Carélia (939) e a área de Rostov (909).

O aumento pela busca de antidepressivos também levou ao crescimento de 24% na produção interna dos medicamentos, assim como 42% na importação entre janeiro e setembro de 2022.

Publicidade

Outro segmento de remédios que teve uma procura maior nos nove primeiros meses deste ano foi dos sedativos. A compra desses medicamentos subiu 44% em relação a 2021, com um aumento significativo em setembro nas regiões de Moscou, São Petersburgo e Belgorod, que faz fronteira com o leste da Ucrânia.

Apesar do crescimento no número de usuários desses medicamentos, a indústria local não acredita que possa haver um desabastecimento em farmácias do país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.