Gotabaya Rajapaksa é eleito presidente do Sri Lanka
As eleições aconteceram sob a sombra dos ataques jihadistas, onde no mês de abril, 269 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas
Internacional|Da Agência EFE

A Comissão Eleitoral do Sri Lanka anunciou neste domingo (17) a vitória de Gotabaya Rajapaksa, do partido Sri Lanka Podujana Peramuna (SLPP), nas eleições presidenciais do país com o apoio de 52% dos eleitores.
O antigo secretário de Defesa e irmão do ex-presidente Mahinda Rajapaksa venceu as eleições com 6.924.255 votos (52,25%), segundo anúncio do presidente da Comissão Eleitoral, Mahinda Deshapriya, ao apresentar os resultados oficiais.
Leia também
A segunda colocação ficou com Sajith Premadasa, candidato do Partido Nacional Nacional (UNP) e da aliança da Nova Frente Democrática (NDF), que recebeu 5.564.239 votos (41,99%).
As eleições realizadas neste sábado (16), nos 22 distritos do país, aconteceram sob a sombra dos ataques jihadistas, onde no mês de abril, 269 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas.
"Sou grato pela oportunidade de ser presidente, não apenas daqueles que votaram em mim, mas como presidente de todo o povo do Sri Lanka. A confiança que vocês investiram em mim é profundamente comovente e ser seu presidente será a maior honra da minha vida", escreveu Gotabaya Rajapaksa no Twitter.
O porta-voz do SLPP, Keheliya Rambukwella, informou que o novo presidente fará um juramento na segunda-feira (18) na cidade de Anuradhapura, considerado um local sagrado para a maioria budista da etnia cingalesa.
A vitória do irmão do ex-presidente Mahinda Rajapaksa representará o retorno ao poder de uma família que encerrou de forma sangrenta a guerra civil contra as guerrilhas dos Tigres de Liberação do Tamil Eelam (LTTE).
Durante a campanha, o ex-secretário focou no medo da população após os ataques de abril, se apresentando como um herói de guerra capaz de garantir a identidade e a segurança nacionais.
Nas ruas antes agitadas de Colombo, capital do Sri Lanka, agora resta o silêncio. Depois do atentado no domingo de Páscoa, em que 253 pessoas morreram em explosões simultâneas pela capital, as crianças que antes brincavam pela vizinhança foram vítimas ...
Nas ruas antes agitadas de Colombo, capital do Sri Lanka, agora resta o silêncio. Depois do atentado no domingo de Páscoa, em que 253 pessoas morreram em explosões simultâneas pela capital, as crianças que antes brincavam pela vizinhança foram vítimas da violência, incluindo um bebê de 11 meses








