Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governadora de Tóquio pede para população usar roupas com gola alta para economizar energia

Yuriko Koike afirmou que esquentar o pescoço tem efeito térmico no corpo inteiro; com menos frio, as pessoas não ligariam aparelhos como aquecedor, por exemplo

Internacional|Da AFP, com R7

Yuriko Koike defende também uso de cachecol
Yuriko Koike defende também uso de cachecol Yuriko Koike defende também uso de cachecol

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recomendou aos habitantes da capital japonesa que usem roupas com gola alta para se protegerem do frio e pouparem eletricidade. Os preços da energia dispararam no país.

Koike, com uma blusa de gola alta sob a jaqueta, incentivou os habitantes de Tóquio a usarem roupas quentes durante o inverno para reduzir sua conta de eletricidade.

"Aquecer o pescoço tem um efeito térmico. Eu mesma estou com uma gola rulê, e usar um cachecol também mantém você aquecido. Isso economizará eletricidade", disse Koike a repórteres na sexta-feira (18).

"É uma das maneiras de enfrentarmos juntos o duro clima do inverno", disse ela, e acrescentou que o presidente francês, Emmanuel Macron, era um fã leal das camisas.

Publicidade

Como muitos países, o Japão, que pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050, enfrenta uma redução em seu fornecimento de energia desde o início da guerra na Ucrânia.

Em agosto, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu o relançamento da indústria nuclear do país para aliviar o custo crescente da energia importada.

Publicidade

No entanto, é provável que seja difícil implementar essa medida à luz do desastre nuclear de Fukushima em 2011, que causou o fechamento de muitos reatores por motivos de segurança.

Onze anos depois, 10 dos 33 reatores nucleares do Japão voltaram a funcionar. Eles não operam durante todo o ano, e o país ainda é fortemente dependente das importações de combustíveis fósseis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.