Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo da China promete retaliar 'inaceitável' exigência de testes anticovid de viajantes chineses

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que alguns países tomaram a medida exclusivamente aos procedentes da China e que contramedidas podem ser adotadas

Internacional|

Viajantes caminham com suas bagagens no Aeroporto Internacional de Pequim
Viajantes caminham com suas bagagens no Aeroporto Internacional de Pequim Viajantes caminham com suas bagagens no Aeroporto Internacional de Pequim

O governo chinês condenou, nesta terça-feira (3), a imposição de testes anticovid, por parte de vários países, a viajantes procedentes da China, alertando que poderá tomar "contramedidas" em represália.

"Alguns países estabeleceram restrições de entrada dirigidas, exclusivamente, aos viajantes chineses. Isso não tem base científica, e algumas práticas são inaceitáveis", declarou Mao Ning, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que a China poderá "tomar contramedidas, baseadas no princípio da reciprocidade".

A China mantém suas fronteiras praticamente fechadas para estrangeiros desde 2020. O país não emite vistos de turista há quase três anos e impõe uma quarentena obrigatória na chegada.

Esta medida de isolamento será levantada em 8 de janeiro, mas o teste anticovid de menos de 48 horas antes da chegada à China continuará a ser exigido.

O país enfrenta um aumento acentuado do número de casos, depois que as severas restrições sanitários até então em vigor foram flexibilizadas sem aviso, ou preparação.

Leia também

China tem hospitais cheios e crematórios lotados após fim da política de 'Covid zero'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.