Governo da Venezuela falta a negociação com a oposição
Apesar da ausência, representante da missão dos opositores a Nicolás Maduro reitera o compromisso de diálogo
Internacional|Do R7
A delegação do governo da Venezuela não participou nesta sexta-feira (24) do início da terceira rodada de diálogo com a oposição, no México, disse Gerardo Blyde, representante da missão dos opositores do presidente Nicolás Maduro.
"Em vista da ausência da delegação do regime hoje, a delegação da Plataforma Unitária [de oposição] reitera seu compromisso de avançar neste processo, sempre dentro da estrutura das regras previamente acordadas", disse ele em comunicado.
Leia mais: Venezuela: um pais com medo
Apesar da ausência de membros do governo Maduro, Blyde ratificou o "compromisso" da oposição de "continuar as negociações sobre a agenda pactuada". Ambas as delegações tinham o compromisso de continuar as negociações que começaram no México em 13 de agosto e que em 6 de setembro produziram seus primeiros resultados com um acordo sobre a soberania da região da Guiana Essequiba e "a proteção social do povo".
A delegação da oposição chegou na noite de quinta-feira à Cidade do México, tendo na pauta de discussões "a promoção da nutrição infantil, transplantes e programas de vacinação" e "a construção do sistema de Justiça", disse Blyde.
"A Venezuela é um país com um sistema de Justiça sequestrado, que persegue e prende dissidentes e promove a impunidade", alegou. Já o governo venezuelano não esclareceu as razões pelas quais não participou da reunião, nem anunciou se enviará ao México algum representante neste fim de semana.
O ambiente ficou tenso entre as partes nos últimos dias que antecederam a terceira rodada de negociações, após o governo venezuelano anunciar a nomeação do empresário colombiano Alex Saab como membro de sua delegação, apesar de estar preso em Cabo Verde e à espera de extradição para os Estados Unidos.