Logo R7.com
RecordPlus
‌

Governo Trump intima jornalistas por causa de matéria sobre o Air Force One

Porta-voz do Departamento de Justiça afirmou que governo está preocupado com pessoas que vazaram informações sigilosas

Internacional|Da Reuters

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Departamento de Justiça dos EUA intimou jornalistas do New York Times sobre matérias do Air Force One de Trump.
  • As intimações foram emitidas por Jay Clayton, procurador federal de Manhattan, e entregues aos repórteres.
  • O governo afirma estar preocupado com vazamentos de informações sigilosas, não com os repórteres.
  • Trump usou um Air Force One antigo por "nostalgia" enquanto o novo avião, doado pelo Catar, estava em exibição no Reino Unido.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres no novo Air Force One
Trump voltou a usar o antigo avião quando retornou de reunião da Otan na Turquia Jonathan Ernst/Reuters - 08.07.2026

O New York Times informou neste sábado (11) que o Departamento de Justiça dos EUA intimou vários de seus jornalistas a depor perante um grande júri federal, após eles terem publicado matérias sobre questões de segurança relacionadas ao novo Air Force One do presidente Donald Trump, doado pelo Catar.

A organização de mídia informou que as intimações foram emitidas na sexta-feira, solicitando que os jornalistas comparecessem perante um grande júri na quarta-feira para depor “o respeito de uma suposta violação da lei penal federal”.

‌

As intimações foram emitidas por Jay Clayton, procurador federal de Manhattan, e, em alguns casos, entregues nas residências dos repórteres por agentes federais, informados o veículo de notícias.

Veja Também

A organização falou da medida como “uma escalada extraordinária nos esforços do presidente Trump para ameaçar e intimidar organizações de notícias independentes”.

‌

Em comunicado à Reuters, um porta-voz do Departamento de Justiça não confirmou nem negou as intimações, mas afirmou que o governo não estava mirando em repórteres, mas sim preocupado com pessoas que vazaram informações sigilosas. A Casa Branca encaminhou todas as perguntas ao Departamento de Justiça.

Trump disse na quarta-feira que usaria um Air Force One mais antigo “pela nostalgia” para voar de Ancara até a base da Força Aérea Real em Mildenhall, no Reino Unido, enquanto o novo avião fazia escala na mesma base para que os militares norte-americanos estacionados lá pudessem visitar a aeronave.

‌

Um vídeo divulgado na noite de quarta-feira mostrou Trump embarcando no novo Air Force One, apresentado pelo Catar, na base britânica, enquanto a aeronave se preparava para voar para os EUA.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.