Internacional Grace se transforma no 2º furacão da temporada no Atlântico

Grace se transforma no 2º furacão da temporada no Atlântico

Tempestade tropical ganha força sobre o Caribe, sobe de categoria e avança rumo à península de Yucatán, no México

Agência EFE
Tempestade Grace levou chuva a região do Haiti devastada pelo terremoto de sábado

Tempestade Grace levou chuva a região do Haiti devastada pelo terremoto de sábado

Orlando Barría / EFE - 17.8.2021

A tempestade tropical Grace se transformou nesta quarta-feira no segundo furacão de 2021 no Atlântico — após Elsa —, enquanto avança rumo à península de Yucatán, no México, onde deverá tocar o solo na quinta-feira (19).

Leia também: Balanço de mortos no terremoto no Haiti sobe para 1.941

O Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos informou que às 12h (horário de Brasília), os ventos máximos sustentados de Grace, que estava localizada a oeste de Grand Cayman, alcançaram 120 km/h.

Grace estava 105 quilômetros a leste da ilha de Grand Cayman e 560 quilômetros a leste-sudeste de Tulum, no México, e se movie em direção oeste-noroeste a 24 km/h.

O padrão de trajetória indica que o centro de Grace se afastará de Grand Cayman nesta quarta-feira e tocará o solo em Yucatán na manhã seguinte. Na sexta-feira, deverá avançar pelo sudoeste do Golfo do México.

Os meteorologistas do NHC esperam um fortalecimento dos ventos de Grace antes que seu centro alcance o litoral de Yucatán e volte a perder força, para depois voltar a crescer sobre as águas do golfo.

Os ventos com força de furacão de Grace são sentidos a até 35 quilômetros de distância do centro, já os de tempestade tropical, mais fracos, chegam a 185 quilômetros.

Em Yucatán, desde Cancún até Punta Herrero, incluindo Cozumel, estão sob aviso de furacão. Advertências mais suaves valem para outras áreas.

Grace também produzirá chuvas em toda a área de alerta e existe o risco de tempestade, com uma possível subida do nível do mar até 1,50 metro, nas ilhas Cayman e onde o solo for tocado em Yucatán.

Últimas