Balanço de mortos no terremoto no Haiti sobe para 1.941
Governo haitiano avalia que o tremor do último sábado deixou cerca de 9,9 mil feridos e destruiu até 60 mil imóveis
Internacional|Do R7
O número de mortos no terremoto de magnitude 7.2 que sacudiu o sudoeste do Haiti durante o fim de semana aumentou a 1.941 e o número de feridos a mais de 9.900, informou nesta terça-feira (17) a agência de Proteção Civil do país caribenho.
Leia também: Haiti: ONU destina R$ 42 milhões para ajudar afetados por terremoto
Mais de 60.000 casas ficaram destruídas e outras 76.000 sofreram danos diversos, enquanto vários edifícios públicos foram afetados ou colapsaram durante o tremor, acrescentaram as autoridades haitianas.
O potente terremoto ocorreu 160 km a oeste da capital, Porto Príncipe.
Milhares de pessoas que ficaram sem casa no desastre enfrentaram mais dificuldades quando a tempestade tropical Grace varreu o país com registros de até 38 centímetros cúbicos de chuva.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos advertiu para inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra.
Até o momento chegou alguma ajuda do exterior, incluindo equipes de busca especializadas dos Estados Unidos, além de 15,4 toneladas de alimentos, medicamentos e água do México.
Um terremoto de magnitude 7 em janeiro de 2010 já tinha deixado em ruínas grande parte de Porto Príncipe e cidades próximas, matando mais de 200.000 pessoas.
Mais de 1,5 milhão de haitianos perderam suas casas neste desastre, que também destruiu 60% do sistema de saúde do Haiti, deixando um enorme desafio para as autoridades e a comunidade humanitária internacional.