Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guarda Nacional mobiliza 5.000 soldados para enfrentar furacão Ian

Fenômeno chegará à costa da Flórida, nos Estados Unidos, na categoria 4 da escala Saffir-Simpson, que chega a 5

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Regiões da Flórida podem chegar a enfrentar 600 mm de chuva
Regiões da Flórida podem chegar a enfrentar 600 mm de chuva Regiões da Flórida podem chegar a enfrentar 600 mm de chuva

A Guarda Nacional da Flórida anunciou nesta quarta-feira (28) que mobilizará 5.000 homens para ajudar os cidadãos do estado durante a passagem do furacão Ian. Estima-se que o fenômeno chegue à costa dos Estados Unidos na categoria 4 da escala Saffir-Simpson, de cinco níveis de intensidade.

Com ventos de 250 km/h, Ian chegará no início da tarde desta quarta-feira à Flórida e deve atravessar o estado nas próximas horas. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) estima chuvas de até 600 mm em partes do estado.

De acordo com o site Windy, especializado em previsões meteorológicas, o furacão Ian se afastará da Flórida somente na sexta-feira, perdendo força enquanto se direciona para o norte dos Estados Unidos.

"Essa é uma tempestade da qual falaremos por muitos anos", disse o diretor do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), Ken Graham, em coletiva de imprensa, segundo informações da AFP.

Publicidade

"É uma grande tempestade", disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, advertindo que Ian pode chegar à costa como um furacão de categoria 5. "Claramente, este é um furacão muito poderoso que terá consequências de longo alcance", acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou ajuda federal para 24 dos 67 condados da Flórida. Ao menos dez condados do estado receberam ordem de retirada da população durante a noite.

Ian, que passou por Cuba antes de se dirigir aos EUA, deixou dois mortos e enormes danos à estrutura elétrica da ilha. O país está há cerca de 12 horas com “geração zero de eletricidade”, após o furacão atingir o local na categoria 3.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.