Internacional 'Guerra nuclear está na cabeça dos políticos ocidentais, não na dos russos', diz Lavrov

'Guerra nuclear está na cabeça dos políticos ocidentais, não na dos russos', diz Lavrov

Chefe da diplomacia russa voltou a dizer que uma terceira guerra mundial só pode ser nuclear

AFP
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante reunião em Moscou

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante reunião em Moscou

Reuters - 25.02.2022

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, acusou, nesta quinta-feira (3), os políticos ocidentais de considerar uma guerra nuclear, uma semana depois do início da invasão da Ucrânia.

"Todo o mundo sabe que uma terceira guerra mundial só pode ser nuclear, mas eu gostaria de chamar a atenção que está na cabeça dos políticos ocidentais a ideia de uma guerra nuclear, não na cabeça dos russos", afirmou Lavrov em uma entrevista coletiva. 

Lavrov fez referência a declarações recentes dos colegas da França e do Reino Unido, respectivamente Jean-Yves Le Drian e Elizabeth Truss, que mencionaram a dissuasão nuclear e o risco de guerra com a Rússia.

"Se alguns elaboram um plano de guerra real contra nós, e penso que elaboram, devem refletir bem", disse, antes de concluir: "Não deixaremos que ninguém nos desestabilize".

O presidente russo Vladimir Putin anunciou no último domingo (27) que pôs em alerta a força de dissuasão nuclear do Exército russo, uma decisão que provocou choque ao redor do mundo. Vários países ocidentais criticaram uma nova escalada após a invasão da Ucrânia.

Últimas