Hackers se decepcionaram ao tentar usar inteligência artificial para o crime, diz estudo
Análise de postagens em fóruns de cibercriminosos mostrou que a IA não ajudou a mudar a forma de ‘trabalho’ dos bandidos
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Criminosos que tentaram incorporar a inteligência artificial (IA) para realizar golpes ou desenvolver ferramentas saíram frustrados com os resultados. Um estudo descobriu que os hackers tiveram pouco sucesso no uso da tecnologia e não conseguiram “melhorar” a execução de seus crimes.
A pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, analisou mais de 100 milhões de postagens em fóruns de cibercriminosos usando o banco de dados CrimeBB, que coleta dados de fóruns clandestinos. Depois, os dados foram analisados manualmente.
O material mostrou que os cibercriminosos demonstraram interesse em aprender a usar ferramentas de inteligência artificial, mas elas não ajudaram a mudar a forma de “trabalho” dos bandidos.
Leia Mais
Os pesquisadores não encontraram “nenhuma evidência significativa” de que os hackers tenham obtido sucesso ao usar IA para aprimorar suas atividades de hacking, seja como auxílio de aprendizado ou no desenvolvimento de ferramentas mais eficazes. “Muitas das análises e discussões descrevem as ferramentas [de IA] como não sendo particularmente úteis”, afirma o estudo, que está em fase de pré-publicação
O principal impacto que a IA teve até agora em atividades online ilegais está em áreas fáceis de automatizar, como a criação de bots para redes sociais, alguns golpes românticos e fraudes em otimização de mecanismos de busca (SEO), ou a criação de sites falsos que são impulsionados nos rankings de resultados de busca para gerar lucro com publicidade.
Segundo o site de notícias Euronews, as avaliações sugerem que até mesmo os hackers mais experientes usam chatbots para responder a perguntas de programação ou gerar “guias de consulta” para ajudá-los a programar.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









