Haitham bin Tariq toma posse como novo sultão de Omã
Anúncio foi feito poucas horas depois da morte de Qaboos bin Said Al Said, que não deixou herdeiros e nunca nomeou um sucessor
Internacional|Da EFE

Haitham bin Tariq al Said tomou posse neste sábado (11) como o novo sultão de Omã, poucas horas depois das autoridades terem anunciado a morte do sultão Qaboos bin Said Al Said, que não deixou herdeiros e nunca nomeou um sucessor.
O novo mandatário fez o juramento do cargo no início do dia em seu gabinete, anunciou o governo de Omã, segundo o "artigo 7 da ordem política fundamental do Estado", de acordo com um breve comunicado que não detalha em que consiste essa regra.
Uma das grandes incógnitas em torno do sultão Qaboos era precisamente quem seria seu substituto no trono, pois ele não havia designado um herdeiro entre seus parentes, nem havia um protocolo escrito sobre o que aconteceria em caso de sua morte.
No entanto, as autoridades de Omã agiram rapidamente para não criar incerteza no país e nomearam Haitham bin Tariq, que ocupou anteriormente cargos no Ministério das Relações Exteriores e tem pouco mais de 60 anos.
Qaboos morreu aos 79 anos de idade, depois de sofrer uma doença que nunca foi divulgada, e recentemente retornou ao sultanato depois de fazer uma viagem à Bélgica para fazer um check-up médico, conforme relatado pelo tribunal no mês passado.
Após sua morte, ontem à noite, Omã anunciou três dias de luto e ponto facultativo nos setores público e privado, além de outro período de 40 dias durante o qual as bandeiras permanecerão a meio mastro.
O sultão, que estava no poder desde 1970, era muito amado e até reverenciado no pequeno país, sendo apontado pela modernização e desenvolvimento nas últimas décadas, embora ele não tenha grandes reservas de petróleo como outros vizinhos do Golfo Pérsico.











