Haiti pede ajuda internacional para lidar com efeitos do terremoto
Embaixador haitiano na Espanha solicita solidariedade e cooperação de outros países após tremor de magnitude 7.2
Internacional|Do R7
O embaixador do Haiti na Espanha, Louis Marie Montfort Saintil, pediu nesta segunda-feira (16) solidariedade e cooperação da comunidade internacional para lidar com os efeitos devastadores do terremoto - de 7,2 graus na escala Richter - ocorrido no sábado (14), que deixou cerca de 1.300 mortos.
Os danos são "enormes", tanto materiais como pessoais e humanos, relatou em declarações à Agência Efe. Até o momento, a Direção-Geral da Defesa Civil identificou mais de 1.200 mortos, milhares de casas destruídas e quilômetros de estradas destroçadas, segundo o embaixador.
Leia mais: Haiti: terremoto deixa hospitais lotados de pessoas feridas
O governo haitiano está fazendo "tudo o que está em seu poder" para responder às necessidades urgentes da população.
"Mais do que nunca, o Haiti necessita a solidariedade e a cooperação internacional para enfrentar esses momentos difíceis", enfatizou.
As autoridades elaboraram uma lista inicial de necessidades urgentes e um canal de comunicação para todos que quiserem oferecer ajuda: secretariat@protectioncivile.gouv.ht.
Leia mais: EUA enviam equipe de busca e resgate urbano para o Haiti
"Agradecemos a todos que expressaram de uma maneira ou outra seu apoio ao povo haitiano nestas terríveis circunstâncias", concluiu o embaixador.