Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Holanda aplica primeira multa por assédio sexual nas ruas

Homem de 36 anos perseguiu oito mulheres em duas ocasiões diferentes na cidade de Roterdã, que tem legislação local contra o assédio

Internacional|Cristina Charão, do R7

Roterdã tem legislação local contra assédio nas ruas
Roterdã tem legislação local contra assédio nas ruas Roterdã tem legislação local contra assédio nas ruas

Um homem de 36 anos tornou-se a primeira pessoa a ser multada na Holanda por assédio sexual nas ruas. Everon El F. recebeu duas multas no valor de 100 euros (R$ 440) por duas ofensas diferentes a grupos de mulheres em Roterdã.

No entanto, ele não precisará pagar os 200 euros de imediato. O juiz considerou os problemas pessoais e a situação financeira de Everon, que estaria endividado. Ele só precisará pagar a multa se voltar a cometer o delito.

VEJA TAMBÉM: França tem primeira condenação por assédio a mulheres na rua

A cidade portuária penalizou o assédio sexual de rua no início de 2018 e visa diminuir os casos de violência contra mulheres, gay, lésbicas, travestis e transsexuais. Desde então, foram registradas oito acusações, mas até agora nenhuma havia sido levada adiante.

Publicidade

Desta vez, a procuradoria de Roterdã resolveu processar o acusado para "mostrar que a lei municipal deve ser levada a sério", registrou o jornal espanhol El País.

Leia também

A capital holandesa, Amsterdã, também tem uma lei municipal que caracteriza o assédio sexual nas ruas como um delito. Mas até agora ninguém foi formalmente acusado.

Publicidade

Homem diz que estava elogiando mulheres

Everon foi acusado formalmente por assediar mulheres em dois dias diferentes, durante o verão deste ano. De acordo com os registros oficiais, ele diziam coisas como "Olá, meninas? Que lindas!". Depois as seguia, mandando beijos e fazendo acenos com as mãos. Em um dos casos, ele teria sentado muito próximo de uma das mulheres.

Publicidade

Na corte, Everon afirmou que estava procurando uma namorada e que não tinha ideia de que o que estava fazendo poderia ser considerado assédio.

"Elas era realmente bonitas. Como colírio para os olhos", disse ele ao apresentar-se à Justiça, acrescentando que teria feito tudo pensando em elogiar as mulheres.

O juiz, por sua vez, não considerou que as palavras ditas por Everon caracterizem assédio. A multa foi motivada pelo fato de que ele perseguia as mulheres nas ruas e se sentava muito próximo delas.

A lei de Roterdã prevê que as multas podem chegar a até 4.100 euros. Em casos mais graves, o acusado pode pegar três meses de prisão.

— Acompanhe o noticiário internacional no R7 —

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.