Homem consegue registrar uma batata como silenciador de arma de fogo
Iniciativa de Zach Clark foi uma forma de ironizar e questionar a legislação dos Estados Unidos
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um homem conseguiu registrar uma batata como silenciador de arma de fogo após seguir todos os trâmites exigidos pela legislação dos Estados Unidos. A iniciativa, segundo ele, foi uma forma de ironizar e questionar as regras que regem esse tipo de equipamento.
O registro foi feito no nome de Zach Clark. A aprovação transformou uma batata em um item com número de série, assim como os dispositivos tradicionais usados para reduzir o som dos disparos.
LEIA MAIS
A ideia de Clark surgiu como um protesto contra a NFA (Lei Nacional de Armas de Fogo), que exige o registro de qualquer objeto capaz de abafar o ruído de um tiro. Apesar da brincadeira, um especialista concorda que a norma é “bastante ampla”, abrindo espaço para interpretações.
“Os termos ‘silenciador de arma de fogo’ e ‘abafador de som de arma de fogo’ significam qualquer dispositivo para silenciar, abafar ou diminuir o estampido de uma arma de fogo portátil. Portanto, a definição é bastante ampla em relação ao próprio silenciador, em oposição às definições que abrangem as peças do silenciador”, explicou o advogado Matt Larosiere em entrevista ao site The Reload.
Em vídeo divulgado nas redes sociais da National Association for Gun Rights, Clark aparece testando a batata, na prática.
Desde que as taxas para registro de equipamentos foram eliminadas, diversos projetos caseiros, como um travesseiro como silenciador, passaram a ser enviados para o ATF (Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos).
“Parece que é isso que a ATF tem feito historicamente. Qualquer coisa que você coloque na ponta do dispositivo que possa, mesmo que seja apenas uma vez, suprimir o ruído de um tiro, eles consideram um item NFA. É muito parecido com os casos bizarros de um elástico ou um cadarço sendo considerados metralhadoras”, comentou Clark.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









