Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hong Kong: cerca de 200 pessoas são presas em protestos

Território registrou no sábado um dos dias mais tensos, com confrontos entre as forças de segurança e ativistas em diversas partes da cidade

Internacional|Da Agência EFE

Detidos são acusados de diversos crimes
Detidos são acusados de diversos crimes Detidos são acusados de diversos crimes

Cerca de 200 pessoas foram detidas em Hong Kong devido aos distúrbios e confrontos registrados ao longo do sábado (2), em que vários prédios públicos e privados foram vandalizados, inclusive, o da sede da agência de notícias chinesa Xinhua.

De acordo com a polícia local, os presos estão sendo acusados de realização de manifestação ou concentração ilegal, posse de armas, danos ao patrimônio e uso de máscara durante os atos que marcaram mais um dia de protestos no território autônomo.

No balanço feito pelas autoridades, foram encontrados 188 coquetéis molotov, cassetetes extensivos e sprays de gás de pimenta. Além disso, o Departamento de Luta contra o Crime Organizado, especializado no combate de máfias locais, deteve quatro homens e uma mulher por portarem armas de fogo.

A polícia ainda divulgou ter utilizado veículos especializados na gestão de multidões, como caminhões equipados com jatos de água, além de ter usado gás lacrimogêneo, balas de borracha, entre outros aparatos, para responder ao que classificou como ataques dos manifestantes mais violentos.

Publicidade

Ontem, Hong Kong teve um dos dias mais tensos, com confrontos entre as forças de segurança e ativistas em diversas partes da cidade. Estabelecimentos comerciais, bancos, prédios públicos, entre outros, foram depredados.

A sede de agência Xinhua em Hong Kong teve as portas de vidro destruídas. Manifestantes ainda fizeram pichações e barricadas dentro do prédio da empresa de comunicação.

Publicidade

O dia de tensão começou quando a polícia proibiu manifestações que havia autorizado anteriormente, depois de reprimir uma concentração que as autoridades alegaram não ser permitida. Houve ataques com coquetéis molotov e pedras contra os agentes, que responderam com uso de gás lacrimogêneo.

Os manifestantes que ficaram proibidos de seguir em ato, se dirigiram para o Distrito Central, área que abrange as sedes do governo, do parlamento e da polícia, onde aconteceriam neste sábado outros protestos, estes autorizadas pelas autoridades locais.

Publicidade

Os protestos em Hong Kong começaram em junho, como resposta a um projeto de lei sobre extradição, que já foi retirado pelo governo local. O movimento, no entanto, se transformou em cobrança por melhora nos mecanismos democráticos e uma oposição cada vez maior as ingerências feitas pelo governo da China.

Hoje, a administração local divulgou que a chefe do Executivo, Carrie Lam, se reunirá na próxima quarta-feira, em Pequim, com o vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng. Será o primeiro encontro oficial entre autoridades de Hong Kong e China desde o início dos protestos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.