Hotéis em Brunei serão boicotados após instauração da lei islâmica no país
Consumidores de álcool poderão ser chicoteados e haverá apedrejamento para diversos crimes
Internacional|Do R7

O presidente do grupo de luxo Kering, o francês François-Henri Pinault, que também dirige uma fundação pelos direitos das mulheres, condenou nesta sexta-feira (9) a decisão do sultão de Brunei de instaurar a sharia no país, e pediu o boicote à rede de hotéis ligada ao sultanato.
"Enquanto presidente da @KeringForWomen, cuja missão é combater a violência contra a mulher, eu condeno a decisão do sultão de Brunei e boicoto seus hotéis", escreveu François-Henri Pinault no Twitter, juntando-se à campanha de boicote iniciada por diversas celebridades.
Os hotéis em questão pertencem ao grupo Dorchester Collection, do qual fazem parte os luxuosos Dorchester em Londres e o Beverly Hills Hotel em Los Angeles, assim como o Plaza Athénée e o Meurice, em Paris. A rede pertence à Agência de Investimentos de Brunei, um fundo soberano controlado pelo ministério das Finanças de Brunei.
Parentes das meninas sequestradas na Nigéria dormem na floresta por medo de represálias
Meninas contam como escaparam de sequestro coletivo na Nigéria
O boicote anunciado por François-Henri Pinault se estende "ao conjunto das marcas do grupo Kering" (Gucci, Bottega Veneta, Saint Laurent, Brioni, Boucheron, Stella McCartney e Puma), informou.
O poderoso sultão Hassanal Bolkiah, um dos homens mais ricos do mundo, anunciou no último 30 de abril a aplicação progressiva da lei islâmica no território de Brunei.
O presidente da gravadora Virgin, Richard Branson, anunciou ter proibido sua equipe de se hospedar em qualquer um dos hotéis da rede Dorchester Collection. O comediante britânico Stephen Fry e a apresentadora de televisão Ellen DeGeneres já disseram que nunca mais pisarão em qualquer um destes estabelecimentos.
Brunei, um pequeno e riquíssimo sultanato situado na ilha de Borneo, será o único Estado do sudeste asiático a aplicar a sharia.
A nova legislação prevê, à medida em que for sendo aplicada, a amputação de membros dos ladrões, o chicoteamento pelo consumo de álcool ou aborto, assim como o apedrejamento para diversos crimes.













