Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Igreja Católica de Portugal não afastará padres suspeitos de abuso

'Não podemos afastar alguém [...] só porque vem uma pessoa dizendo que é um abusador', disse autoridade da religião no país

Internacional|

Presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), José Ornelas
Presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), José Ornelas Presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), José Ornelas

A Igreja Católica de Portugal não vai afastar por enquanto os padres que continuam na ativa e são suspeitos de terem abusado sexualmente de menores. Ao invés disso, a Igreja porá os nomes dos sacerdotes à disposição das dioceses para que estudem os casos e atuem de acordo com as “normas civis e canônicas".

“Não podemos afastar alguém de um ministério só porque vem uma pessoa dizendo que é um abusador”, disse hoje o presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), José Ornelas, em uma coletiva de imprensa em Fátima após a assembleia que reuniu os bispos para estudar medidas a ser tomadas — das quais também se descartou a indenização às vítimas.

A comissão de especialistas criada pela CEP para analisar os abusos cometidos dentro da Igreja nos últimos 70 anos divulgou em fevereiro o relatório final, no qual estima haver pelo menos 4.800 vítimas, e entregou nesta sexta-feira aos bispos uma lista com cem suspeitos ainda na ativa.

Ornelas prometeu que essa lista terá "o devido acompanhamento" por parte dos bispos de cada diocese, mas insistiu que é preciso estudar cada caso e que o documento é apenas "uma lista de nomes", o que dificulta as investigações.

Publicidade

"Sem saber quem denunciou e por que denunciou, é muito difícil", afirmou Ornelas, que ainda assim prometeu a análise "nome por nome". "Se houver outros documentos que nos cheguem para identificar a pessoa e o que fez de errado, obviamente vamos agir."

Mais de 200 cidadãos e instituições católicas pediram na última quinta-feira (2) à CEP que os bispos que acobertaram casos de abuso sexual de menores se retirem das funções nos próximos 60 dias e que os suspeitos na ativa sejam suspensos "em caráter preventivo".

Publicidade

Questionado sobre esses pedidos, Ornelas insistiu que “ninguém é culpado antes de ser julgado” e que é preciso “apurar esses casos e ver a veracidade dos fatos”.

O presidente da CEP também descartou a indenização das vítimas pela Igreja, como já foi feito em outros países: “Se alguém agiu mal, esse alguém é o responsável”.

Publicidade

Os bispos reunidos na assembleia concordaram em criar uma nova comissão dentro da Igreja para receber testemunhos de vítimas, na qual também haverá membros de fora da instituição.

“Nosso objetivo é ter credibilidade junto às vítimas”, declarou o presidente da CEP, que também lhes dará apoio “espiritual, psicológico e psiquiátrico”.

Leia também

Além disso, os bispos voltaram a pedir “perdão” às vítimas e garantiram que haverá “tolerância zero” com os abusos.

Segundo o laudo pericial, a maioria das vítimas sofreu abusos entre os 10 e os 14 anos, e 77% dos agressores eram padres. Embora a maior parte dos abusos tenham ocorrido entre 1970 e 1990, pelo menos 27 vítimas nasceram depois, e a mais nova tem agora 6 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.