Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ilha do Caribe sofre maior explosão vulcânica de sua história

Forte erupção do vulcão La Soufrière, em São Vicente, forçou a evacuação da maior parte da população das vilas próximas

Internacional|

Ruas da cidade de Georgetown, em São Vicente, ficaram cobertas de cinzas
Ruas da cidade de Georgetown, em São Vicente, ficaram cobertas de cinzas Ruas da cidade de Georgetown, em São Vicente, ficaram cobertas de cinzas

Rios de lava quente, fragmentos de rocha e gás escorreram pelos flancos do vulcão La Soufrière na pequenina ilha caribenha de São Vicente nesta segunda-feira (12), após a maior explosão do vulcão até hoje, desde o início da erupção quatro dias antes.

Leia também: Vulcão em risco de erupção em ilha do Caribe tira quase 16 mil de casas

O La Soufriere entrou em erupção na sexta-feira após décadas de inatividade, bombeando nuvens escuras de cinzas a 10 quilômetros e forçando a saída de moradores da região por terra e por mar. 

Nenhuma morte foi reportada até agora, mas cerca de um terço da área da ilha está isolada e o espaço aéreo continua fechado enquanto o fornecimento de água e energia elétrica está intermitente em algumas comunidades. 

Publicidade

Vários habitantes da ilha disseram à Reuters que estavam evitando sair já que as cinzas estão entupindo o ar e se transformando em algo parecido com cimento em contato com a chuva, dificultando a locomoção a pé, ou por carro. 

"Estamos sofrendo com as cinzas, e fica difícil respirar às vezes", disse Aria Scott, de 19 anos, uma estudante moradora da capital Kingstown. "Eu não vou lá fora pois não quero assumir o risco". 

Publicidade

A explosão de segunda-feira, que aconteceu às 4 da manhã no horário local, foi a mais poderosa até hoje, afirmou Erouscila Joseph, diretora do Centro de Estudos Sísmicos da Universidade das Índias Ocidentais, que alertou que a erupção pode causar torrentes de lama conforme as cinzas chegarem aos rios. 

"Acreditamos que mais explosões são possíveis nos próximos dias ou semanas", disse.

São Vicente e Granadinas, que tem população de pouco mais de 100 mil pessoas, não passa por atividade vulcânica desde 1979, quando uma erupção causou cerca de 100 milhões de dólares em prejuízos. A erupção do La Soufriere — que significa "saída de enxofre" em francês — em 1902 matou mais de mil pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.