Imprensa internacional repercute queda de avião em Vinhedo, que matou 62 pessoas
Lista com o nome de quem estava no voo não foi divulgada até o momento; ainda não se sabe o que provocou a queda
Internacional|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
A queda do avião que matou 62 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo, teve repercussão em alguns dos maiores portais de notícias do mundo. A aeronave, modelo ATR-72-500, com capacidade de 68 passageiros, saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50.
O jornal americano The New York Times noticiou o fato em sua página principal: “Avião de passageiros cai no Brasil, matando 62 a bordo”. Na chamada, o jornal afirma ainda que “o presidente do Brasil disse que provavelmente não houve sobreviventes no voo Voepass 2283 de Cascavel, Brasil, para São Paulo”.
O argentino Clarín escreve: “Tragédia aérea no Brasil: um avião de passageiros caiu em uma área residencial perto de São Paulo. Não há sobreviventes”
Na França, o Le Monde diz: “No Brasil, Sessenta e duas pessoas morreram na queda de um avião perto de São Paulo”. Segundo o periódico francês, “Em comunicado, a empresa VoePass especifica que o avião será entregue no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo,avião caiu com cinquenta e oito passageiros e quatro tripulantes a bordo”.
O norte-americano The Washington Post noticiou: “Avião com 62 pessoas cai no Brasil sem sobreviventes, dizem autoridades”. O jornal informa ainda que “o governador do estado de São Paulo disse que foi informado de que não havia sobreviventes no voo 2283 da Voepass de Cascavel, Brasil, para São Paulo”.
O britânico The Guardian escreveu: “Avião brasileiro com 62 pessoas a bordo cai no estado de São Paulo”. O jornal inglês diz ainda que “o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que aparentemente todos os passageiros e tripulantes a bordo morreram”.
O espanhol El País afirma: “62 pessoas morrem em queda de avião brasileiro em cidade próxima de São Paulo”. O jornal afirma em sua chamada que “a aeronave viajava da cidade de Cascavel com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos”.
O jornal mexicano El Universal noticiou: “Em Vídeo: Avião de passageiros com 62 pessoas a bordo cai no Brasil; a aeronave caiu no estado de São Paulo”.
Não há sobreviventes
A prefeitura de Valinhos informou que não há sobreviventes no avião que caiu, nesta sexta-feira (9), na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. As duas cidades são vizinhas.
A aeronave tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes. A lista com o nome de quem estava no voo não foi divulgada até o momento. Ainda não se sabe o que provocou a queda. O avião estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A aeronave, um ATR-72-500, da Voepass, saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h50, e ia em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A queda aconteceu às 13h28.
De acordo com informações do Balanço Geral, o avião caiu em um condomínio de casas no bairro Capela, em Vinhedo. A Defesa Civil-SP informou que algumas casas na região foram atingidas e, logo em seguida, a aeronave explodiu.
O avião é um ATR-72-500, fabricado em 2010, e estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Veja nota da companhia aérea
Anteriormente, o R7 publicou, com base em informações repassadas pela própria VOEPASS, que havia 61 pessoas a bordo. A própria empresa atualizou os dados na manhã de sábado (10).