Incêndio na China atinge templo e queima estátua gigante de Buda
Estrutura arquitetônica religiosa foi construída há mais de 1.500 anos e havia acabado de passar por uma reforma
Internacional|Do R7, com Reuters
Um incêndio que ainda não teve a causa determinada tomou conta do Templo do Grande Buda de Shandan, na província de Gansu, ao norte da China, na segunda-feira (24). Ninguém ficou ferido, mas o chamado Grande Salão do Buda, que abriga uma estátua gigante de Buda, ficou completamente queimado. As informações são do jornal chinês Global Times.
Um vídeo obtido pela agência de notícias Reuters mostra que a estátua de Buda, de 35 metros de altura, foi parcialmente atingida pelas chamas, enquanto a estrutura que a abriga foi totalmente incendiada e veio abaixo. A construção contava com 7 andares, 39 metros de altura, 30 de comprimento e 27 e largura.
Leia também
Um total de 46 bombeiros e 9 viaturas estiveram no local e contiveram totalmente o fogo por volta das 10h (horário local). Apesar de o Grande Salão ter sido incendiado, autoridades locais garantiram que as ruínas nas paredes do templo estão preservadas e não foram afetadas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo um morador local, o Templo do Grande Buda de Shandan foi reformado em 2021, e o processo levou "um ano". No ano seguinte, e estrutura arquitetônica passou por uma reforma geral, na qual foram trocados vários equipamentos, incluindo sistemas de proteção contra incêndios. O local foi construído há mais de 1.500, durante a Dinastia Wei do Norte (386-534).