Índia instalará pelo menos 10 reatores nucleares com tecnologia russa
Presidente russo ressaltou que acordo deve "estimular o uso pacífico da energia nuclear"
Internacional|Do R7
A Índia instalará pelo menos dez reatores nucleares com tecnologia da Rússia, que poderão ser fabricados no país asiático, anunciou o primeiro-ministro, Narendra Modi, depois de se reunir nesta quinta-feira (11) com o presidente russo, Vladimir Putin.
Os acordos em energia, especialmente a nuclear, e defesa centraram a primeira reunião bilateral entre ambos os líderes, no marco da 15ª Cúpula Anual Índia-Rússia realizada em Nova Déli.
"Planejaremos uma ambiciosa visão sobre energia nuclear, com pelo menos dez reatores que terão os mais altos padrões de segurança no mundo e incluirão a fabricação de equipamentos e componentes na Índia", disse Modi em pronunciamento à imprensa.
Japão tenta combater a radiação de Fukushima com incineração de toneladas de lixos contaminados
Ministro da Energia da Ucrânia diz que acidente em usina nuclear não representa ameaça
A Índia vai facilitar à Rússia a procura de novos lugares para instalar usinas nucleares como a que já funciona com apoio russo em Kudankulam, no sul do país asiático.
Putin, por sua vez, afirmou que este planejamento em matéria energética para os próximos 20 anos se centra em "estimular o uso pacífico da energia nuclear", mas incluirá também acordos em provisão de gás natural e petróleo, do qual a Rússia é o maior exportador e a Índia um dos principais importadores mundiais.
Ambos também acertaram ampliar a colaboração em campos como defesa e, concretamente, a Rússia propôs fabricar na Índia "um de seus helicópteros mais avançados", para uso tanto militar como civil, segundo assegurou o primeiro-ministro da Índia, sem revelar o modelo.
A Índia, por sua vez, encorajou seu parceiro a instalar fábricas em solo indiano para produzir componentes e equipamento em defesa.
O presidente russo destacou, além disso, a oferta de cooperação com a Índia em assuntos espaciais, "como o desenvolvimento de naves espaciais" inclusive para a órbita baixa da Terra.
Os dois líderes tiveram hoje sua primeira reunião desde a chegada de Modi ao poder em maio.
Índia e Rússia têm como objetivo em 2009 duplicar seu comércio bilateral em 2015, até atingir US$ 20 bilhões, mas o volume de trocas comerciais foi em 2013 de cerca de US$ 10 bilhões e em 2014 não se espera superar esse valor.
Material radioativo vaza em incêndio de usina nuclear na Escócia
Khamenei diz que Ocidente não conseguiu "pôr o Irã de joelhos"