Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inspetora da ONU afirma que rebeldes sírios usaram gás sarin

As investigações em curso também devem esclarecer se o regime de Bashar al Assad utilizou ou não armas químicas

Internacional|Do R7


"Segundo os testemunhos que ouvimos, os rebeldes utilizaram armas químicas e recorreram ao gás sarin", disse Del Ponte
"Segundo os testemunhos que ouvimos, os rebeldes utilizaram armas químicas e recorreram ao gás sarin", disse Del Ponte HANDOUT/REUTERS

Os rebeldes sírios usaram gás sarin, afirmou Carla del Ponte, integrante da comissão de investigação das Nações Unidas sobre as violações dos direitos humanos na Síria.

"Segundo os testemunhos que ouvimos, os rebeldes utilizaram armas químicas e recorreram ao gás sarin", disse Del Ponte, ex-promotora do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), em uma entrevista a uma rádio suíça.

"Ainda temos que aprofundar nossas investigações para verificá-las e confirmá-las com novos depoimentos, mas com que sabemos até agora são os opositores do regime os que utilizaram gás sarin", disse.

Del Ponte explicou que as investigações da comissão da ONU, que apresentará suas conclusões na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em junho, ainda não estão concluídas.

Publicidade

As investigações em curso também devem esclarecer se o regime de Bashar al-Assad utilizou ou não armas químicas, disse Del Ponte.

As autoridades turcas também estão investigando o uso de armas químicas na Síria e iniciaram exames de sangue nos refugiados sírios que entraram no país e que participaram nos combates para determinar se foram expostos, informou uma fonte médica turca que pediu anonimato.

Publicidade

O sarin é um potente gás neurotóxico descoberto na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial e que foi utilizado em um ataque no metrô de Tóquio em 1995.

O gás é inodoro e invisível. Pode provocar a morte por inalação ou contato com a pele.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.