Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Invasão russa à Ucrânia está devastando o país, diz chefe da ONU a ministro de Putin

Para António Guterres é preciso agir imediatamente para conter o caos causado pela guerra na Europa

Internacional|

Guterres (esquerda) ao lado do russo Sergei Lavrov em sessão na ONU nesta segunda (24)
Guterres (esquerda) ao lado do russo Sergei Lavrov em sessão na ONU nesta segunda (24) Guterres (esquerda) ao lado do russo Sergei Lavrov em sessão na ONU nesta segunda (24)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou nesta segunda-feira (24) na presença do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a "devastação" da Ucrânia provocada pela invasão russa.

"A invasão da Ucrânia pela Rússia, em violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, causa enorme sofrimento e devastação no país e no mundo", somando-se à "comoção econômica mundial" gerada pela pandemia de covid-19, disse Guterres em uma sessão do Conselho de Segurança presidida pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia.

O chefe da ONU lembrou que o sistema multilateral internacional vive suas "maiores tensões" desde a criação das Nações Unidas há 78 anos e alertou para os "riscos de conflito" por "infortúnio ou erro de cálculo".

"Devemos encontrar uma maneira de avançar e agir agora, como fizemos antes, para conter a queda para o caos e o conflito", disse ele antes de acrescentar que "é hora de aprofundar a cooperação e fortalecer as instituições multilaterais, para encontrar soluções comuns a desafios comuns".

Publicidade

Os membros deste Conselho, em particular os que gozam do privilégio de ação permanente, "têm uma responsabilidade particular de fazer funcionar o multilateralismo, em vez de contribuir para o seu desmembramento", exortou.

"Devemos adaptar as instituições multilaterais e construir a confiança onde ela é mais necessária. A urgência dos desafios globais exige uma ação ousada e rápida", acrescentou Guterres.

Publicidade

"Temos que fazer melhor, ir mais longe e trabalhar mais rápido", insistiu.

" gallery_id="6446902ac012adfbbc0000ab" url_iframe_gallery=""]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.