Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Investigação sobre queda do avião da Air Asia se concentra em condições climáticas e altitude

Piloto teria recebido permissão para elevar a altitude, mas comunicação foi perdida em seguida

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Na terça-feira (30), foram encontrados destroços do avião e pelo menos três corpos
Na terça-feira (30), foram encontrados destroços do avião e pelo menos três corpos

As investigações que tentam descobrir o que motivou a queda do voo da Air Asia no último domingo (28) estão concentradas no momento em que a tripulação pediu para elevar a altitude da aeronave para evitar o mau tempo como um possível fator por trás da tragédia.

Entre as primeiras perguntas a serem respondidas está se a tripulação pediu para elevar a altitude, ou subiu por conta própria em caso de emergência, em um momento anterior, e que papel as tempestades ocorridas na região desempenharam no acidente.

"Sabemos que o clima estava muito ruim nessa área, havia uma tempestade", disse a autoridade, que pediu para não ter seu nome revelado, pois não estava autorizado a falar com a imprensa.

— Por que ele [o piloto] pediu para subir naquele momento? Ele deveria ter subido antes? Outro avião estava voando em uma altitude maior naquela área. Como os dois pilotos reagiram ao clima? Estamos fazendo essas perguntas.


O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia vai liderar as investigações sobre o acidente com o Airbus A320 junto a representantes dos Estados Unidos, da França e da Grã-Bretanha, de acordo com a fonte.

Mau tempo pode derrubar avião?


Parentes dos passageiros do voo QZ-8501 se desesperam ao ver imagens de corpos no mar

Ele disse que evidências como os dados do radar, relatórios meteorológicos e as comunicações entre o piloto e o controle de tráfego aéreo foram reunidas e estão sendo estudadas.


Investigadores estão se concentrando inicialmente na possibilidade de a tripulação ter demorado muito para pedir permissão para elevar a altitude, ou ter subido por conta própria anteriormente, disse uma fonte próxima às investigações, acrescentando que o mau tempo pode ter contribuído para o desastre.

Autoridades de aviação locais afirmaram que o capitão pediu permissão para elevar a altitude do avião, mas que, após a permissão ser concedida, a comunicação com a aeronave foi perdida.

Os gravadores da caixa-preta ainda precisam ser localizados, no entanto, e a fonte alertou que ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre o que deu errado.

Discussões na Internet entre pilotos giram em torno de dados secundários não confirmados de radar da Malásia, que sugerem que a aeronave estava subindo a uma velocidade de 353 nós, 100 nós mais devagar do que deveria estar, e que, portanto, o motor pode ter enguiçado.

Enquanto isso, cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos continuam envolvidos nas buscas e ainda tentam recuperar o avião.

O Airbus A320 caiu enquanto fazia a rota entre a cidade indonésia de Surabaya e Cingapura.

Na terça-feira (30), foram encontrados destroços do avião e pelo menos três corpos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.