Resumindo a Notícia
- O Irã não descarta uma reunião de negociação de acordo nuclear
- A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano
- As negociações falharam por conta de exigências impostas pelo país do Oriente Médio
- Os Estados Unidos e o Irã romperam relações diplomáticas em 1979
Bandeira do Irã hasteada em Viena, capital da Áustria
Lisi Niesner/Reuters - 24/05/2022O Irã não descarta a possibilidade de uma reunião com potências mundiais, à margem da Assembleia Geral anual da ONU, em Nova York, sobre a retomada do acordo nuclear de 2015, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani, nesta segunda-feira (19)
Meses de negociações indiretas entre o Irã e os Estados Unidos fracassaram devido a várias questões, incluindo a insistência de Teerã de que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) encerre uma investigação sobre vestígios de urânio encontrados em três locais não declarados e uma garantia dos americanos de que não deixariam acontecer nenhum acordo nuclear novamente.
"Ali Bagheri Kani, o principal negociador nuclear, estará presente na Assembleia Geral como parte da delegação, mas não há um plano específico para discutir o acordo nuclear. No entanto, não descarto a possibilidade de negociações sobre o acordo nuclear", disse Kanaani.
Ele afirmou que Teerã nunca saiu da mesa de negociações.
Kanaani, porém, descartou a possibilidade de um encontro bilateral entre autoridades iranianas e americanas em Nova York. Teerã e Washington não mantêm relações diplomáticas desde 1979 e permanecem em desacordo sobre muitas questões.
Copyright © Thomson Reuters.