Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Irã convoca embaixador britânico por captura de navio petroleiro

Ministro das Relações Exteriores do país, Abbas Mousavi, classificou como 'ilegal' a interceptação da embarcação pela Marinha britânica em Gibraltar

Internacional|Da EFE

Navio petroleiro foi capturado em Gibraltar
Navio petroleiro foi capturado em Gibraltar

O Irã convocou nesta quinta-feira (4) o embaixador do Reino Unido em Teerã para abordar a interceptação em Gibraltar de um superpetroleiro iraniano que se dirigia a uma refinaria na Síria, segundo informou a emissora BBC.

Segundo a mídia britânica, a emissora de televisão estatal iraniana falou hoje com o porta-voz do ministro das Relações Exteriores desse país, Abbas Mousavi, que classificou como "ilegal" a captura da embarcação.

Leia também

O superpetroleiro foi interceptado por um destacamento da Marinha britânica, acusado de transportar petróleo à Síria, um país que vive um conflito armado há oito anos e que está sujeito a sanções impostas pela União Europeia (UE).

As autoridades de Gibraltar assinalaram hoje em comunicado emitido pelo ministro principal do território, Fabián Picardo, que a embarcação — chamada Grace 1 — e a carga foram interceptadas depois que se recebeu informação que gerou "motivos razoáveis" para crer que as sanções europeias estavam sendo infringidas.


O Conselho da UE prorrogou por mais um ano, até 1º de junho de 2020, as sanções em vigor contra o regime da Síria e seus defensores, por considerar que "a repressão contra a população civil não diminuiu".

À margem destas sanções, a UE aplica à Síria um embargo de petróleo, restrições a determinados investimentos e o congelamento dos bens do Banco Central sírio em solo europeu.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.