Logo R7.com
RecordPlus

Irã diz permitir passagem de alguns navios no estreito de Ormuz

Petroleiros com bandeira da Índia podem receber autorização para cruzar o estreito, mas não há acordo formal

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Irã permite passagem de navios de alguns países pelo Estreito de Ormuz, mas ameaça barrar aliados dos EUA.
  • Vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Majid Takht-Ravanchi, afirma que nações alinhadas à ofensiva militar não terão acesso seguro.
  • Disputa sobre a instalação de minas na hidrovia, com o Irã negando as acusações de Donald Trump.
  • A Índia busca garantias de navegação segura, já tendo um petroleiro cruzado o estreito desde o início do conflito.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Países que se juntaram à ofensiva contra o Irã não devem ter passagem segura pelo estreito Stringer/Foto de Arquivo/Reuters - 11.03.2026

O Irã afirmou que permitiu a passagem de navios de alguns países pelo estreito de Ormuz, em meio ao conflito com Estados Unidos e Israel, mas indicou que nações consideradas alinhadas à ofensiva militar podem não se beneficiar de trânsito seguro pela rota estratégica.

A hidrovia, crucial para o comércio global de petróleo, permanece com circulação restrita desde o início das hostilidades.


Em entrevista à AFP, o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Majid Takht-Ravanchi, disse que Teerã tem cooperado com determinados países que solicitaram passagem.

LEIA MAIS:

“Alguns países já falaram conosco sobre atravessar o estreito e nós cooperamos com eles”, afirmou. Segundo ele, “os países que se juntaram à agressão não devem se beneficiar de passagem segura pelo estreito de Ormuz”.


Takht-Ravanchi também negou que o Irã esteja instalando minas na via marítima, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que forças americanas atingiram 28 embarcações iranianas usadas para esse tipo de operação. “De forma alguma. Isso não é verdade”, disse à AFP.

O vice-chanceler acrescentou que o Irã busca garantias de que o país não voltará a enfrentar uma guerra no futuro.


“Queremos ver que uma guerra não será imposta novamente ao Irã”, afirmou, lembrando que, após um cessar-fogo temporário no ano passado, os adversários “se reagruparam e fizeram isso novamente”.

Já a Reuters informou que petroleiros com bandeira da Índia poderão receber autorização para atravessar o estreito de Ormuz, segundo uma fonte do governo indiano.


A informação, porém, foi contestada por uma fonte iraniana fora do país, que afirmou não haver acordo formal.

Segundo o governo da Índia, os ministros das Relações Exteriores dos dois países conversaram três vezes nos últimos dias, discutindo segurança da navegação e o abastecimento energético indiano.

Ainda nesta quinta, o petroleiro Shenlong, que transporta petróleo saudita, chegou ao porto de Mumbai após cruzar o estreito, tornando-se o primeiro navio de petróleo bruto a chegar ao país desde o início do conflito, de acordo com dados da LSEG citados pela Reuters.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.