Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Irã diz que busca solução rápida para disputa nuclear, mas impõe limites

Internacional|Do R7

BISHKEK, 13 Set (Reuters) - O Irã quer encerrar o impasse com potências mundiais sobre seu programa nuclear com rapidez, mas não vai sacrificar os direitos ou interesses do país em prol de uma solução, disse o presidente Hassan Rouhani disse nesta sexta-feira.

Em encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, à margem de uma cúpula sobre segurança regional, Rouhani disse que o momento é bom para adotar novas medidas em busca de resolver a disputa sobre o programa nuclear iraniano com países ocidentais, que acusam Teerã de visar o desenvolvimento de armas nucleares.

"Em relação à questão nuclear iraniana, queremos a solução mais rápida dentro das normas internacionais", disse Rouhani durante reunião com Putin na capital do Quirguistão, Bishkek.

"A Rússia, no passado, deu passos importantes nesta esfera e agora é a melhor oportunidade para novos passos do seu lado", disse Rouhani, cujo país tem estatuto de observador na Organização de Cooperação de Xangai, liderada por Rússia e China.


O Irã está travado em um impasse há anos sobre seu programa nuclear com seis potências mundiais, que buscam garantir que a República Islâmica não desenvolve armas nucleares. As negociações mais recentes, em abril, terminaram sem qualquer avanço.

Rouhani, que foi eleito em junho, disse que o Irã será mais transparente e menos conflituoso nas negociações com as seis potências -- Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha.


Mas o presidente deixou claro, mais cedo nesta sexta-feira, que só está disposto a prosseguir até certo ponto, indicando que o Irã não vai desistir de seu direito de enriquecer urânio.

"Declaro que somente se houver vontade política, se houver respeito mútuo e interesse mútuo, e somente se forem assegurados os direitos dos povos do Irã, podemos garantir o caráter pacífico do programa nuclear do Irã", disse.


Diplomatas ocidentais dizem que o Irã continua a expandir sua capacidade de enriquecimento de urânio, potencialmente reduzindo o tempo que seria necessário para produzir material suficiente para uma bomba.

Rouhani disse que pode ser marcada uma data para a próxima rodada de negociações no final deste mês, durante a Assembleia-Geral da ONU em Nova York, onde se espera reuniões entre o Irã e algumas das potências.

(Por Alexei Anishchuk)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.