Logo R7.com
RecordPlus

Irã diz ter derrubado drone, e líder supremo afirma que EUA não terão ‘refúgio’ na região

Guarda Revolucionária iraniana também afirmou ter disparado contra um drone RQ-4 e um caça F-35 dos EUA

Internacional|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã afirmou ter derrubado um drone MQ-9 dos EUA no espaço aéreo iraniano.
  • O Irã também disparou contra um drone RQ-4 e um caça F-35 dos EUA, forçando-os a sair do espaço aéreo iraniano.
  • O líder supremo do Irã declarou que os EUA não terão mais um "refúgio seguro" para bases militares no Oriente Médio.
  • Khamenei convocou os países muçulmanos a criar uma nova ordem mundial e afirmou que Israel está se aproximando dos estágios finais de sua existência.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Khamenei também conclamou os países muçulmanos a moldar uma nova ordem mundial Majid Asgaripour/Wana via Reuters - 08.05.2026

A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) afirmou, nesta terça-feira (26), ter identificado e reagido à incursão de aeronaves militares americanas no espaço aéreo iraniano na região do Golfo Pérsico, derrubando um drone, em meio à escalada de tensões entre Teerã e Washington, apesar do cessar-fogo em vigor.

Em comunicado divulgado por seus canais oficiais, a IRGC acusou o “exército terrorista dos Estados Unidos” de manter “aventuras intervencionistas” e “comportamentos agressivos” na região.


Segundo a nota, unidades de defesa aérea iranianas derrubaram um drone MQ-9 após “monitoramento preciso de inteligência”.

Veja Também

A Guarda Revolucionária também afirmou ter disparado contra um drone RQ-4 e um caça F-35 dos EUA, forçando as aeronaves a deixar o espaço territorial iraniano.


Até o momento, não houve confirmação imediata por parte de Washington sobre as alegações envolvendo a perda de drones ou a aproximação de um F-35.

A IRGC advertiu ainda que qualquer violação do cessar-fogo pelos EUA terá resposta “legítima e certa” por parte do Irã.


Na noite de segunda-feira (25), o Comando Central dos EUA (Centcom) informou ter realizado ataques de “autodefesa” contra alvos no sul do Irã, incluindo plataformas de lançamento de mísseis e embarcações com capacidade de espalhar minas marítimas.

Segundo Washington, a ação teve como objetivo proteger tropas americanas de ameaças iranianas e empregou “força moderada” devido à trégua em vigor.


Líder iraniano ameaça EUA

Mais cedo, o líder supremo do Irã, aiatolá Mojtaba Khamenei, afirmou que os EUA não terão mais “um refúgio seguro” para bases militares no Oriente Médio e avaliou que Washington está perdendo influência na região.

Os americanos possuem dezenas de bases ou instalações com presença americana no Oriente Médio, algumas das quais foram atacadas durante a guerra com o Irã.

“O tempo não retrocederá, e as nações e terras da região não servirão mais de escudo para as bases americanas. Os EUA não só não terão mais um refúgio seguro para suas artimanhas e para o estabelecimento de bases militares na região, como, dia após dia estão se distanciando cada vez mais de seu antigo status”, escreveu.

Khamenei também conclamou os países muçulmanos a moldar uma nova ordem mundial baseada em suas “capacidades compartilhadas e interesses comuns” e sugeriu que Israel está “se aproximando dos estágios finais de sua existência”.

“O regime sionista abalado e o tumor cancerígeno de Israel estão, igualmente, aproximando-se dos estágios finais de sua existência miserável e, pela graça de Deus, não viverão para ver 25 anos depois dessa data, se Deus quiser”, ameaçou.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.