Irã diz ter removido núcleo de reator nuclear de Arak em passo-chave de acordo com potências
Internacional|Do R7
ANCARA (Reuters) - O Irã removeu o núcleo sensível de seu reator nuclear de Arak e inspetores da ONU irão visitar o local nesta quinta-feira para fiscalizar o movimento crucial para a implementação do acordo nuclear de Teerã com grandes potências, relatou a TV estatal iraniana nesta quinta-feira.
"O recipiente do núcleo do reator de Arak foi removido... e inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) irão visitar o local e verificar e relatar à AIEA... Estamos prontos para o dia da implementação do acordo", disse o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi.
Kamalvandi disse que o "dia da implementação", quando o Irã começará a receber alívio de sanções internacionais em troca de restrição de seu programa nuclear sob acordo de julho de 2015, ocorrerá "muito em breve".
A remoção do núcleo do reator irá eliminar a habilidade de produzir plutônio em nível para bombas nucleares, e era um dos assuntos mais firmes nas negociações entre Irã e potências.
"Os buracos do núcleo serão preenchidos com concreto... O núcleo seria inicialmente cortado em partes, mas não aceitamos, à medida que queremos mantê-lo como símbolo da indústria nuclear do Irã", disse Kamalvandi à TV estatal.
(Por Parisa Hafezi)









