Irã pode ter ‘em breve’ mísseis capazes de atingir os EUA, afirma especialista
Manuel Furriela afirma que acordo de Washington com Teerã não pode passar apenas pelo programa nuclear
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
As alegações de Donald Trump sobre a capacidade dos mísseis do Irã de atingir os Estados Unidos não têm respaldo na inteligência norte-americana, segundo fontes ouvidas pela Reuters. No discurso do Estado da União ao Congresso, na última terça-feira (27), Trump afirmou que Teerã estava trabalhando em mísseis para atingir o território norte-americano.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (27), o mestre em direito internacional Manuel Furriela fala que o Irã, dada à sofisticação de seu programa de armamentos, pode chegar a ter em breve mísseis balísticos intercontinentais, ou seja, que possam atingir a Europa e os Estados Unidos. Porém, neste momento, o Irã ainda não os tem.
“Atualmente, o Irã não possui esse tipo de armamento, então justificar um ataque agora com esse tipo de motivo não faz sentido, mas há um alerta que pode se chegar nesse tipo de armamento em breve, pois o nível de sofisticação desse programa de mísseis atualmente é bem elevado”, explica Furriela.
Dessa forma, acrescenta Furriela, as negociações travadas entre os dois países não podem passar pela suspensão somente do programa nuclear.
Segundo as fontes da Reuters, o relatório da agência de inteligência de defesa dos Estados Unidos não mudou e ainda prevê que o Irã pode levar até 2035 para desenvolver um míssil balístico intercontinental militarmente viável. A porta-voz da Casa Branca disse que Trump está “absolutamente certo” em destacar a grave preocupação representada pelo Irã.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!











