Logo R7.com
RecordPlus

Irã recebe primeira parcela de bens descongelados após alívio de sanções

Internacional|Do R7

  • Google News

DUBAI/WASHINGTON, 3 Fev (Reuters) - O Irã está pronto para receber no início desta semana a primeira parcela de 550 milhões de dólares em fundos no exterior anteriormente bloqueados, como parte de um acordo nuclear provisório, confirmaram os Estados Unidos nesta segunda-feira.

A agência de notícias oficial iraniana Irna afirmou nesta segunda-feira que o dinheiro foi enviado para uma conta do Banco Central iraniano na Suíça. Uma porta-voz do Tesouro dos EUA confirmou por e-mail a liberação.


Sob um acordo nuclear de 24 de novembro, seis grandes potências concordaram em dar ao Irã acesso a 4,2 bilhões de dólares em receitas de petróleo congeladas no exterior se o país cumprir o que foi acordado.

Teerã receberá um alívio parcial das sanções em troca de medidas para frear seu polêmico programa nuclear. O Irã diz que suas atividades nucleares são exclusivamente para fins pacíficos, como a geração de energia elétrica e isótopos médicos.


Alguns pagamentos no âmbito do acordo de seis meses, que começou oficialmente em 20 de janeiro, dependem de o Irã manter o seu compromisso de diluir para não mais do que 5 por cento a metade do seu urânio enriquecido a 20 por cento.

O Irã não receberá a sua próxima parcela de 450 milhões de dólares em 1 de março até que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirme que Teerã conduziu a metade da diluição necessária de seu urânio enriquecido, de acordo com um documento técnico do Tesouro.

(Reportagem de Mehrdad Balali, em Dubai; e Anna Yukhananov, em Washington)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.