Irmãos, tchetchenos e muçulmanos: conheça os suspeitos de explodir bombas em Maratona de Boston
Atentado de segunda-feira (15) deixou três mortos e mais de 180 feridos
Internacional|Do R7

Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, suspeitos dos atentados a bomba na Maratona de Boston na última segunda-feira (15), são dois irmãos de origem tchetchena e muçulmanos, mas que vivem nos Estados Unidos há vários anos.
Eles foram identificados como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, morto nesta sexta-feira (19), e Dzhokhar, de 19 anos, que ainda se encontra foragido e perseguido pela polícia.
Tamerlan e Dzhokhar viviam em Cambridge — cidade vizinha a Boston e conhecida por sua prestigiosa Universidade de Harvard — e foi nessa localidade onde a polícia os encontrou na noite de quinta-feira (18), segundo as primeiras informações.
Os jovens, identificados pelo FBI entre milhares de imagens e vídeos registrados no local das duas explosões no final da Maratona de Boston, são de origem tchetchena e seguem a religião islâmica.
"Estamos envergonhados", diz tio dos suspeitos
A família teria escapado da Tchetchênia nos anos 1990 em função do sangrento conflito nesta república russa do Cáucaso, que travou duas guerras com Moscou.
Segundo declarações de seu tio Ruslan Tsarni à televisão local, os irmãos cresceram no Quirguistão. Já o pai dos jovens vive hoje no Daguestão. Ambos na região do Cáucaso.
Antes de chegar aos Estados Unidos, onde se encontram há mais de cinco anos, eles também teriam vivido no Cazaquistão.
Em busca da independência
Os dois irmãos suspeitos das explosões em Boston passaram parte da vida em regiões marcadas por movimentos separatistas e conflitos bélicos.
A Tchetchênia e o Daguestão são repúblicas administrativas que fazem parte da federação russa, o mesmo caso da Ossétia do Norte, todas localizadas na região do Cáucaso.
A Tchetchênia é uma região conhecida por seu movimento separatista, que luta pela independência total da Rússia desde 1991, após o desmantelamento da União Soviética.
A república rebelde já travou duas guerras com a Rússia. A primeira, entre 1994 e 1996, e a segunda entre 1999 e 2000.
Além disso, terroristas de origem tchetchena perpetraram graves atentados em território russo, como os ataques suicidas contra o metrô de Moscou (março de 2010) e o aeroporto de Domodedovo (janeiro de 2011), nos quais morreram 40 e 37 pessoas, respectivamente.
Diferente da Tchetchênia e do Daguestão, o Quirguistão, onde os jovens também viveram, é uma república independente da Rússia desde 1991.
Suspeito número 1: o irmão mais velho
Tamerlan estudava engenharia no Bunker Hill Community College de Boston.
Em 2009, o jovem foi preso por violência doméstica depois de ter agredido a namorada, segundo o site spotcrime.com.

Tamerlan praticava boxe no Wai Kru Mixed Martial Arts Center, como mostra uma reportagem fotográfica de Johannes Hirn intitulada "Boxeará pelo Passaporte" e publicada em seu site johanneshirn.photoshelter.com.
"Não tenho um único amigo americano, não os entendo", afirmou em um post o mais velho dos irmãos, que se definia como "muito religioso e abstêmio".
"Meus filhos são inocentes e caíram em armadilha", diz pai
Suspeitos são irmãos de região russa
Região é conhecida por violência e ataques
No site YouTube, Tamerlan tinha muitos vídeos favoritos, entre eles sete referentes ao tema "Islã" e dois a "terrorismo", estes últimos deletados.
Suspeito número 2: o irmão mais novo
Por sua parte, Dzhokhar Tsarnaev, de apenas 19 anos, estudou entre 1999 e 2001 na escola primária de Majachkala, a capital do Daguestão, república vizinha da Tchetchênia, segundo seu perfil no VKontakte, a versão russa do Facebook.
Depois, nos Estados Unidos, frequentou a Cambridge Ringe & Latin School, um colégio secundário onde estudam muitos estrangeiros e que é conhecido por sua diversidade.
Graduou-se em 2011, depois de obter uma bolsa por seu desempenho na luta livre por parte da prefeitura da cidade.
Em sua página no Facebook, diz falar russo e tchetcheno, além de inglês, e indica que sua visão de mundo é a do Islã e que suas prioridades pessoais são "carreira e dinheiro".
Um jovem de Boston, Erin Mecado, o definiu nesta sexta-feira como um "bom amigo" e recordou que trabalhava como salva-vidas na Universidade de Harvard, em declarações a CNN.
— Todos os meus amigos da escola secundária estão comovidos. Não havia sinais de nenhum tipo de comportamento malvado em Dzhokhar, nenhuma evidência que nos levasse a crer que era capaz de fazer algo como isso.
Segundo Mecado, o irmão mais novo vivia a uma rua de distância de sua casa.
Família
Segundo as primeiras informações, o pai dos suspeitos alega que seus filhos são inocentes, afirmando que eles caíram em uma "armadilha".
"Em minha opinião, os serviços especiais armaram uma armadilha para os meus filhos porque são muçulmanos fervorosos", declarou o homem, Anzor Tsarnaev, à agência Interfax, falando da capital do Daguestão, Makhatchkala.
Já o presidente checheno Ramzan Kadyrov declarou que os irmãos Tsarnaev são pessoas desconhecidas na Tchetchênia e acusou o serviço secreto americano pela responsabilidade deste drama.
"Não conhecemos os Tsarnaev, eles não viveram na Chechênia, eles viveram e estudaram nos Estados Unidos. O que aconteceu em Boston é de responsabilidade dos serviços especiais americanos", declarou, citado pela agência pública Ria Novosti.
"Se tornou comum associar tudo o que acontece no mundo aos tchetchenos, culpar os tchetchenos, mesmo por um tsunami", disse o líder da república instável do Cáucaso russo, conhecido por suas declarações polêmicas.
— Mas uma acusação não é a prova de que essas pessoas estavam envolvidas no que aconteceu.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia











