Logo R7.com
RecordPlus

Islâmicos matam policiais e confrontos aumentam na Tunísia

Internacional|Do R7

  • Google News

KEF, Tunísia, 24 Out (Reuters) - As forças de segurança da Tunísia usaram gás lacrimogêneo nesta quinta-feira para dispersar centenas de pessoas que tentavam invadir um prédio do governo local depois que sete policiais foram mortos por militantes islâmicos.

As tensões estão aumentando na Tunísia, onde o partido governista islâmico moderado Ennahda e a oposição vêm tentando iniciar negociações para acabar com um impasse desde o assassinato de dois líderes opositores no início deste ano.


Os assassinatos cometidos na quarta-feira atrasaram as negociações há muito esperadas para garantir uma transição para a democracia, uma vez vista como um modelo para a região, quase três anos depois que a primeira revolta da Primavera Árabe derrubou o autocrata tunisiano Zine al-Abidine Ben Ali.

Os confrontos ocorreram em um prédio do governo em Kef, no norte da Tunísia, após o funeral dos oficiais, com moradores enfurecidos acusando o Ennahda de ser muito tolerante com os islâmicos mais radicais.


Divisões entre islamistas e seus oponentes aumentaram em um dos países mais seculares do mundo muçulmano.

O primeiro-ministro do país, Ali Larayedh, disse que o Ennahda está pronto para renunciar, mas insistiu na conclusão da nova Constituição, na criação de uma comissão eleitoral e na definição de uma data para a eleição antes de entregar o poder.


As conversações estão agendadas para as próximas três semanas a fim de decidir sobre um governo interino e estabelecer uma data para a eleição. Mas os líderes da oposição querem que o Ennahda seja mais claro sobre sua intenção de renunciar.

(Reportagem de Anis Milli e Tarek Amara)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.