Logo R7.com
RecordPlus

Israel condena ataque com 5 feridos em casa de rabino em Nova York

Israel classificou o ataque como antissemita. O presidente israelense disse estar 'chocado e indignado'

Internacional|Da EFE

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Esfaqueador deixa cinco feridos em casa de rabino em Nova York
Esfaqueador deixa cinco feridos em casa de rabino em Nova York

Israel expressou consternação e classificou como antissemita o esfaqueamento de cinco pessoas que celebravam uma cerimônia religiosa na casa de um rabino em Monsey, no norte de Nova York.

"Israel condena veementemente as recentes manifestações de antissemitismo, incluindo o ataque violento", que ocorreu durante a celebração do feriado judaico de Hanukkah, disse o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.


O presidente israelense, Reuven Rivlin, também disse estar "chocado e indignado com o terrível ataque", e advertiu que "a ascensão do antissemitismo não é apenas um problema judeu" ou do Estado de Israel.

"Devemos trabalhar juntos para enfrentar este mal, que mais uma vez se ergue e é uma ameaça real em todo o mundo", disse Rivlin em comunicado.


Netanyahu declarou que Israel "cooperará de todas as maneiras possíveis" com as autoridades americanas "para derrotar" o antissemitismo, um apoio que oferece "a todos os países".

Leia também

O Museu do Holocausto de Jerusalém reagiu com "profunda preocupação" ao incidente e seu presidente, Avner Shalev, considerou o ataque "um ato violento de ódio, intolerância e antissemitismo" e disse que "as cenas dos recentes ataques nos Estados Unidos não podem se tornar habituais".


O ataque ocorreu por volta das 22h de sábado (28) no horário local, em um bairro onde se concentra uma grande população de judeus ortodoxos.

De acordo com o Conselho de Assuntos Públicos Judaicos Ortodoxos (OJPAC, na sigla em inglês), o agressor agiu sozinho, foi detido e não tinha passagem pela polícia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.