Logo R7.com
RecordPlus

Israel convoca milhares de reservistas, agravando risco de invasão a Gaza

Ministro da Defesa conseguiu aprovação para convocar mais de 30 mil reservistas

Internacional|Do R7

  • Google News
Tropas israelenses já estão mobilizadas na fronteira com a Faixa de Gaza
Tropas israelenses já estão mobilizadas na fronteira com a Faixa de Gaza

O Exército de Israel (IDF, na sigla em inglês) começou nesta sexta-feira (16) o alistamento dos primeiros 16 mil reservistas para se juntarem às tropas do país nos confrontos com as milícias islâmicas da Faixa de Gaza. Um total de 30 mil reservistas já estavam de sobreaviso, mas o agravamento dos bombardeios nas últimas horas convenceram o exército a pedir um efetivo maior.

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, aprovou hoje um pedido especial do exército para ampliar o alistamento de reservistas para além dos 30 mil que havia anunciado ontem, após a queda de foguetes perto de Jerusalém e Tel Aviv, informou uma porta-voz do departamento.


"Hoje, Barak autorizou o exército a ampliar a parcela de reservistas além do número originalmente definido", diz um comunicado do Ministério da Defesa, que especifica que a decisão ainda precisa ser aprovada pelo governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Foguete disparado de Gaza cai perto de Jerusalém


Fotos: conflito sangrento leva terror e morte

Os nove ministros mais destacados do Executivo se reúnem nesta noite em Tel Aviv e prevê-se que deem sinal verde à medida.


O exército apresenta o plano após considerar que os bombardeios aéreos não serão suficientes para "impor" um cessar-fogo durável ao movimento islamita palestino Hamas, segundo o comentarista militar do Canal 10 da televisão israelense, Alon Ben David.

Até agora, nenhum soldado israelense cruzou oficialmente o território de Gaza, mas já são milhares, apoiados por veículos blindados, os que estão tomando posições em toda a zona fronteiriça.


Havendo a operação terrestre, a Brigada de Infantaria Guivati e a de paraquedistas farão a invasão junto à brigada blindada que já está no local.

Em seguida, as unidades de reservistas se encarregarão do controle das áreas que forem sendo tomadas.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.