Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel e palestinos concordam com trégua após 35 mortes em ataques

As tensões entre os grupos aumentaram na última semana, e ambos os territórios foram bombardeados por foguetes

Internacional|Do R7, com informações da AFP e da REUTERS

Ataques deixaram mais de 30 mortos nos dois territórios
Ataques deixaram mais de 30 mortos nos dois territórios Ataques deixaram mais de 30 mortos nos dois territórios

O Exército israelense e os grupos armados palestinos na Faixa de Gaza concordaram com um cessar-fogo neste sábado (13) — que estava marcado para começar às 16h (horário de Brasília). 

O acordo para pôr fim aos bombardeios, que desde terça-feira deixaram 33 mortos no enclave palestino e dois em Israel, foi confirmado por um membro dos serviços de segurança do Egito, país que atuou como mediador, e por uma fonte palestina. Procurado pela AFP, um funcionário do governo israelense se recusou a comentar o assunto.

O Egito recebeu uma confirmação de ambas as partes de que a trégua seria respeitada a partir do horário determinado. 

"À luz do acordo do lado palestino e do lado israelense, o Egito anuncia que um cessar-fogo entre o lado palestino e israelense foi alcançado", dizia um texto do acordo visto pela Agência Reuters, que acrescentou que a trégua começaria às 22h (horário local).

Publicidade

O dia foi marcado por novos bombardeios, e diversos foguetes foram disparados durante a noite, por volta das 21h (horário local da Faixa de Gaza), de acordo com jonalistas da AFP. A disputa começou na última terça-feira (9), com ataques israelenses direcionados à Jihad Islâmica, grupo considerado uma "organização terrorista" por Israel, União Europeia e Estados Unidos. É o maior confronto violento entre as partes desde agosto de 2022. 

Pouco antes do anúncio da trégua, o general israelense Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior Conjunto, ficou satisfeito por Israel ter alcançado "objetivos importantes ao longo desta campanha".

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Os dois lados respeitarão o cessar-fogo, que incluirá o fim do ataque a civis, a demolição de casas e o fim de ataques a indivíduos, imediatamente a quando o cessar-fogo entrar em vigor", informava o comunicado do Egito. Não houve confirmação imediata das autoridades israelenses.

Maior onda de violência desde o ano passado

Mesmo quando a trégua estava sendo finalizada, os dois lados continuaram atirando, com sirenes de alerta soando no sul de Israel e os militares de Israel anunciando que haviam atingido seis postos de comando operacional da Jihad Islâmica.

Israel lançou a primeira rodada de ataques aéreos nas primeiras horas da terça-feira, visando a comandantes da Jihad Islâmica que planejaram ataques em Israel. Em resposta, o grupo apoiado pelo Irã disparou centenas de foguetes, o que fez com que 1,5 milhão de israelenses fossem para abrigos antiaéreos.

Dezenas de foguetes do Líbano atingem Israel após confrontos em mesquita de Jerusalém

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.