Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Israel não vai reabrir fronteiras com Gaza após a guerra com o Hamas, diz chanceler

Não haverá uma conexão de bens e não haverá uma conexão de pessoas, disse o ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen

Internacional|Do R7

Israel não tem intenção de reabrir suas duas fronteiras com a Faixa de Gaza após a guerra contra o Hamas, disse a jornalistas o ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen. 

“A compreensão em Israel é que não haverá mais contato entre Israel e Gaza”, Cohen disse a repórteres em um briefing na segunda-feira. “Não haverá uma conexão de bens e não haverá uma conexão de pessoas, incluindo trabalhadores”, ele declarou.

As fronteiras são as únicas ligações entre Israel e a Faixa de Gaza desde que as FDI (Forças de Segurança Israelense) deixaram o enclave, que fica na costa do mar Mediterrâneo, em 2005.

A fronteira em Kerem Shalom é a principal via comercial para entrada e saída de bens de Gaza, enquanto a de Erez é para a passagem de pedestres. O Egito controla a terceira passagem terrestre, em Rafah, mas ela não é projetada para uso comercial pesado.


Israel fechou Kerem Shalom e Erez após o ataque de 7 de outubro, no qual o Hamas se infiltrou no sul de Israel matando mais de 1.200 pessoas e fazendo 239 reféns.

A declaração de Cohen aos repórteres foi uma das primeiras indicações de que Israel não planeja reabrir essas passagens, mesmo depois da libertação dos reféns.


Abastecimento de Gaza

Cerca de 75% da população na Faixa de Gaza dependem da ajuda humanitária, que era enviada pelas fronteiras, para sobreviver — número que pode aumentar depois da guerra.

Aos jornalistas, Cohen disse que favorece um plano agora em séria discussão pelo qual bens entrariam e sairiam de Gaza através de uma nova rota marítima estabelecida entre o enclave e o Chipre.


Há muito se argumenta que Gaza se beneficiaria de uma rota marítima, em vez de depender do transporte terrestre caro de bens.

'Túnel do terror', localizado sob mesquita em Gaza, leva militares israelenses a esconderijo do Hamas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.