Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Faixa de Gaza é fonte permanente de tensões entre Israel e grupos terroristas; entenda

Território com cerca de 41 quilômetros de comprimento é controlado desde 2007 pelos extremistas islâmicos do Hamas

Internacional|Do R7

Faixa de Gaza tem sido bombardeada diariamente como retaliação a ataques dos terroristas do Hamas
Faixa de Gaza tem sido bombardeada diariamente como retaliação a ataques dos terroristas do Hamas

Uma das áreas mais densamente povoadas do mundo, a Faixa de Gaza é motivo de constante tensão no conflito entre Israel e grupos palestinos terroristas. Essa estreita faixa de terra localizada no Oriente Médio, na costa leste do Mar Mediterrâneo, faz fronteira a noroeste e norte com Israel, o território também tem a sudoeste o Egito. 

Foi de lá que se iniciou o novo capítulo da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que, em 7 de outubro, lançou uma ofensiva contra cidades e comunidades na região da fronteira que resultou na morte de, até agora, 1.400 pessoas do lado israelense — outras vítimas ainda podem ser encontradas. O ataque também levou a uma retaliação israelense que, por enquanto, já fez 5.087 vítimas na Faixa de Gaza.

Com cerca de 41 quilômetros de comprimento e entre 6 e 12 quilômetros de largura, a Faixa de Gaza, tem três principais cidades. Gaza é a maior delas e serve como seu principal centro administrativo, econômico e cultural. Khan Younis, localizada ao sul da Faixa de Gaza, é a segunda maior cidade e um importante centro econômico e comercial.

Já Rafah, situada na fronteira sul com o Egito, é conhecida pela passagem de Rafah, posto fronteiriço que conecta a Faixa de Gaza com o Egito, o que faz com que seja uma cidade com importância estratégica devido à sua localização geográfica.


Politicamente, a faixa de terra é uma região com um estatuto especial. Ao longo da história, o território foi controlado por vários governos, incluindo o Egito e Israel. No entanto, desde 2007, a Faixa de Gaza é comandado pelo Hamas. A mudança de liderança ocorreu após uma violenta tomada de controle contra a Autoridade Palestina, reconhecida internacionalmente.

Assim, desde essa época, Israel mantém um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo sobre a Faixa de Gaza, alegando preocupações de segurança devido às atividades do grupo terrorista.


A região também enfrentou várias crises humanitárias, políticas e de segurança ao longo das décadas, com confrontos frequentes entre as forças israelenses e organizações terroristas, como o Hamas e a Jihad Islâmica.

Por que a passagem de Rafah é tão importante na guerra de Israel contra o Hamas?

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.