Jato russo viola espaço aéreo da Estônia, segundo ministro das Relações Exteriores do país
Autoridade da Estônia afirma que não houve ameaça à segurança e que Otan reagiu rapidamente
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um caça russo violou o espaço aéreo da vizinha Estônia na quarta-feira (18), provocando uma resposta do Policiamento Aéreo Báltico da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), disse o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna.
Foi a primeira vez este ano que uma aeronave russa violou o espaço aéreo da Estônia, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
A violação ocorreu perto da Ilha Vaindloo, no Golfo da Finlândia, ao largo da costa norte da Estônia, onde um caça russo SU-30 entrou no espaço aéreo estoniano e permaneceu por cerca de um minuto, disse Tsahkna nesta quinta-feira.
LEIA MAIS:
“Não houve ameaça à segurança da Estônia”, acrescentou.
A missão de policiamento aéreo do Báltico da Otan reagiu rapidamente, enviando unidades da Força Aérea Italiana, de acordo com Tsahkna.
Em setembro do ano passado, a Estônia disse que três jatos militares russos violaram o espaço aéreo do país báltico por 12 minutos em uma incursão “descarada sem precedentes”, enquanto o Ministério da Defesa da Rússia rejeitou a alegação como falsa.
A Estônia convocou o chefe interino da missão diplomática russa em Tallinn em protesto contra o incidente de quarta-feira, informou o Ministério das Relações Exteriores.
A embaixada russa na Estônia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário quando contatada pela Reuters por telefone e email.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp








