Joe Biden assina lei que evita paralisação do governo dos EUA
Presidente dos Estados Unidos tem mais dois meses para resolver impasse de teto de gastos junto à oposição no Congresso
Internacional|Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP e Agência Estado
O presidente dos EUA, Joe Biden, promulgou nesta quinta-feira (30) a lei – aprovada horas antes pelo Congresso – que estende o Orçamento, evitando assim, no último momento, a paralisia do governo federal, informou a Casa Branca em um comunicado.
A Câmara de Representantes aprovou por 254 votos a 175 uma lei que estendeu por dois meses o Orçamento atual, que vencia à meia-noite desta quinta-feira. Chamado de "resolução contínua", o texto dá ao governo de Biden financiamento pelos próximos dois meses.
O projeto, caso não recebesse aval dos congressistas americanos, interromperia o governo federal. Um projeto anterior que evitaria o "shutdown" havia sido rejeitado no Senado no começo da semana.
Em meio a uma disputa política entre democratas e republicanos, os governistas atrelaram a medida à suspensão do teto da dívida, que a oposição decidiu não apoiar.
Com a "resolução contínua" aprovada nesta quinta, o Congresso evita a paralisação da máquina pública, mas sem resolver o impasse em torno do teto.