Joe Biden deixa Israel após 'visita-relâmpago' nesta quarta-feira
O presidente dos Estados Unidos viajou para o país para um encontro com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu
Internacional|Do R7, com agências internacionais
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixou Israel por volta das 18h (12h no horário de Brasília), após uma "visita-relâmpago" que durou menos de sete horas, nesta quarta-feira (18).
Biden chegou a Israel em um momento de escalada da tensão no conflito com os terroristas do Hamas. O ataque aéreo a um hospital na área central de Gaza fez com que a Jordânia cancelasse uma cúpula que teria a presença dos presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.
Com isso, o único compromisso do presidente americano no Oriente Médio foi uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
No encontro, Biden reforçou o apoio americano à resposta de Israel aos ataques terroristas de 7 de outubro.
Leia também
Israel atendeu a um pedido dele e autorizou a entrada de ajuda humanitária a partir da fronteira de Gaza com o Egito.
O governo dos EUA também disponibilizará US$ 100 milhões (cerca de R$ 500 milhões) em auxílio para a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.
Em relação ao ataque ao hospital, Joe Biden repetiu a versão israelense do episódio. Segundo ele, foi um foguete fora de controle de um "grupo terrorista" que atingiu o local, onde cerca de 500 pessoas morreram, segundo o Ministério da Saúde palestino.
A Casa Branca diz que a análise de imagens e outros dados permite afirmar que o foguete não foi disparado por Israel.