Jornalista desaparecido teve o corpo esquartejado, diz fonte turca

Fonte do governo turco disse à CNN que o jornalista saudita Jamal Khashoggi morreu no consulado da Arábia Saudita em Istambul e teve o corpo cortado

jamal Khashoggi durante evento em Londres, poucos dias antes de desaparecer

jamal Khashoggi durante evento em Londres, poucos dias antes de desaparecer

Middle East Monitor/Handout via REUTERS - 29.9.2018

Uma fonte do governo turco disse à rede de televisão norte-americana CNN que o corpo do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que desapareceu duas semanas atrás após entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, foi esquartejado depois que ele morreu.

Equipes de peritos turcos estiveram no prédio do consulado na segunda-feira (15) e passaram 9 horas fazendo buscas e análises no interior do imóvel, de acordo com o governo.

Nesta terça-feira (16), houve buscas também na casa do cônsul saudita, Mohammed al-Otaibi. Ele foi convocado às pressas para voltar a seu país na véspera, segundo a agência turca Anodolu.

Materiais recém pintados no consulado saudita

Mais cedo, o presidente turco Tayyip Erdogan disse que a polícia turca teria encontrado alguns materiais dentro do consulado saudita pintados recentemente.

A polícia turca entrou no consulado pela primeira vez nesta segunda, duas semanas depois de Khashoggi ter entrado no prédio para retirar documentos para poder se casar e nunca mais ter sido visto.

Citando as noves horas de inspeção realizadas na segunda, Erdogan afirmou que a polícia turca investiga a presença de materiais tóxicos no consulado.

A Arábia Saudita negou qualquer papel no desaparecimento de Khashoggi, apesar de fontes terem dito à rede de TV CNN que o governo saudita prepara um relatório em admitiria que o jornalista morreu em um interrogatório que terminou mal.

Autoridades turcas disseram à Reuters que têm uma gravação em áudio indicando que Khashoggi foi morto no consulado e que estas evidências já foram compartilhadas com países como a Arábia Saudita e os Estados Unidos.