Logo R7.com
RecordPlus

Kerry parte e Israel anuncia planos de novas casas para colonos na Cisjordânia

Internacional|Do R7

  • Google News

JERUSALÉM, 6 Jan (Reuters) - Israel publicou nesta segunda-feira planos para construir 272 novas casas em assentamentos na Cisjordânia ocupada, mesmo depois de o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encerrar sua décima visita à região em um ano, na tentativa de forjar um acordo de paz palestino-israelense.

Os palestinos temem que os assentamentos israelenses, construídos em terras ocupadas e considerados ilegais pela Organização das Nações Unidas, os impeçam de criar um Estado viável, e eles têm alertado que novas construções poderiam arruinar as conversações que Kerry se empenha em manter no rumo.


As negociações palestino-israelenses, mediadas pelos Estados Unidos, foram retomadas em julho depois de três anos paralisadas, e Kerry vem procurando obter um acordo dentro de nove meses, apesar do ceticismo em ambos os lados quanto à possibilidade de um resultado bem-sucedido.

Israel diz estar construindo casas para colonos em áreas que pretende manter em qualquer acordo final de paz.


"O que estamos vendo hoje é a implementação de uma decisão de outubro", disse um funcionário do gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Uma autoridade do Ministério da Defesa afirmou que os planos para 272 novas casas em Ofra e Karnei Shomron são preliminares e terão de passar por mais algumas etapas de autorizações antes do início das obras.

(Reportagem de Ari Rabinovitch)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.