Khamenei diz que Irã vai apoiar grupos armados palestinos
O líder supremo do país fez um apelo aos palestinos para que confrontem o plano dos Estados Unidos para a paz com Israel no Oriente Médio
Internacional|Do R7
O Irã apoiará os grupos armados palestinos tanto quanto puder, disse o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, nesta quarta-feira (5), ao fazer um apelo aos palestinos para que confrontem um plano dos Estados Unidos para a paz com Israel no Oriente Médio.
"Acreditamos que as organizações armadas palestinas se manterão e continuarão a resistência, e a República Islâmica vê o apoio aos grupos palestinos como um dever", disse Khamenei em um discurso publicado em seu site.
"Por isso os apoiará da forma que puder e tanto quanto puder, e este apoio é o desejo do sistema islâmico e da nação iraniana."
Leia também
UE critica plano de Trump para paz no Oriente Médio
Genro de Trump levará plano de paz ao Conselho de Segurança da ONU
Liga Árabe rejeita plano de paz por não atender a aspirações palestinas
Palestina avisa que não entrará na história por 'vender Jerusalém'
Khamenei diz que plano de paz dos EUA nunca será implementado
No mês passado, o presidente dos EUA Donald Trump, anunciou um plano que estabeleceria um Estado palestino com condições rígidas, mas que permitiria a Israel assumir os assentamentos judeus há muito contestados na Cisjordânia sob ocupação.
O plano de Trump é em detrimento da América, e os palestinos deveriam confrontar o acordo expulsando norte-americanos e israelenses por meio da jihad, disse Khamenei, de acordo com seu site oficial. Os líderes palestinos o rejeitaram por considerá-lo favorável a Israel.
As tensões entre Irã e EUA aumentaram depois que o comandante militar iraniano Qassem Soleimani foi assassinado por um drone dos Estados Unidos, em Bagdá, no dia 3 de janeiro. A ação levou o Teerã a uma retaliação com um ataque de mísseis contra uma base norte-americana no Iraque dias depois.