Kim Jong-un reaparece em público para homenagear seu pai
Segundo a mídia estatal norte-coreana, o líder do país participou do primeiro evento público em 3 semanas para fazer homenagem a Kim Jong-il
Internacional|Da EFE
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visitou o mausoléu da família em Pyongyang. para celebrar o 78º aniversário do nascimento de seu pai e antecessor Kim Jong-il. Segundo a mídia estatal divulgou neste domingo (16), é a primeira aparição pública de Kim em três semanas.
Ele homenageou a memória do antigo líder no Palácio do Sol de Kumsusan, na capital norte-coreana, como é a tradição deste evento, e ofertou flores diante dos corpos embalsamados de seu pai e avô, Kim Il-sung, fundador do país e da dinastia em 1948, informou a neste domingo agência estatal "KCNA".
Leia também: ONU diz que Coreia do Norte violou sanções a programa nuclear
O líder supremo prestou "seus maiores respeitos" às efígies de seus ancestrais e predecessores no cargo por ocasião da celebração do Dia da Estrela Brilhante.
Visita aos antepassados
Kim visitou o mausoléu junto com outras autoridades do regime, de acordo com a agência estatal, que não especificou em que data exata ocorreu a visita.
Leia também
A "KCNA" e a televisão estatal "KCTV" divulgaram imagens do líder no mausoléu vestido com uma capa de chuva de couro e acompanhado por uma delegação menor do que nos anos anteriores, quando a comemoração foi acompanhada de fogos de artifício ou eventos de massa.
Esta é a primeira aparição de Kim na mídia estatal desde 25 de janeiro, uma ausência que levou a especulações sobre a preocupação do regime com o surto do coronavírus Covid-19 na vizinha China.
A Coreia do Norte, um dos países mais pobres da Ásia, decidiu, no final do mês passado, cancelar a entrada de todas as viagens turísticas e colocar em quarentena qualquer pessoa que venha da China para impedir a propagação do coronavírus.