Lacalle Pou será próximo presidente do Uruguai, indica boca de urna

Senador disputa o cargo com o candidato Daniel Martínez. Projeções de voto foram anunciadas uma hora após o fechamento das urnas

Luis Lacalle Pou deve ser o próximo presidente do Uruguai

Luis Lacalle Pou deve ser o próximo presidente do Uruguai

Reprodução/EFE/Raúl Martínez

O senador Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (PN), será o próximo presidente do Uruguai, depois de derrotar o candidato da Frente Ampla (FA) Daniel Martínez no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (24), segundo as projeções de voto anunciadas uma hora após o fechamento das urnas.

De acordo com a consultoria Opción, que anunciou nesta noite o resultado de sua pesquisa boca de urna no "Canal 4", Lacalle Pou vencerá com 49,5%, contra 46,5% de Martínez. A empresa disse que a diferença é maior que a margem de erro.

Caso o prognóstico se confirme, a Frente Ampla deixará o poder após 15 anos. Tabaré Vázquez, que teve diagnosticado um câncer de pulmão, está em final de segundo mandato, iniciado em 2016, e já havia sido chefe de estado de 2006 a 2010. De 2011 a 2015, o presidente foi José Mujica, que em 27 de outubro, no primeiro turno, foi eleito senador.

Leia mais: Quem são os candidatos à Presidência do Uruguai

Os colégios eleitorais foram fechados às 19h30 (local e de Brasília), e 90% dos 2,7 milhões de eleitores compareceram às urnas, segundo informações passadas à Agência EFE por fontes do Tribunal Eleitoral. O voto no Uruguai é obrigatório e não há votação por correspondência ou consular.

Ranking revela destinos de viagem mais seguros para 2020. Veja fotos