Lava da altura de um prédio escorre de vulcão em La Palma
Além do fluxo lávico, uma série de tremores balançou a região três semanas após a erupção do Cumbre Vieja
Internacional|Do R7
Blocos de lava derretida tão grandes quanto um prédio de três andares escorreram do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, neste domingo (10), de acordo com o Instituto Espanhol de Geologia e Mineração.
Além disso, uma série de tremores balançou a terra na região, três semanas após a erupção do vulcão. Houve 21 movimentos sísmicos neste domingo, o maior deles medido em 3,8, afirmou o Instituto Geológico Nacional Espanhol (ING), fazendo a terra tremer nas vilas de Mazo, Fuencaliente e El Paso.
O fluxo de lava, com temperaturas de até 1.240 graus Celsius, destruiu os últimos edifícios que resistiam na vila de Todoque, afirmou o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias, no Twitter.
Leia também
No último sábado (9), o magma incandescente impediu o deslocamento de cientistas na região. A face norte do cone de erupção desmoronou nas primeiras horas da manhã, o que levou à emissão de fluxos em várias direções.
O vulcão está em erupção desde 19 de setembro no município de El Paso, a principal parte afetada da ilha. Nove dias depois, a lava chegou ao mar.