Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder de grupo neonazista grego é condenada a 13 anos de prisão

Tribunal considerou a liderança culpada de formar e dirigir uma organização criminosa, em um julgamento que durou cinco anos e meio

Internacional|Da EFE

Grupo nazista foi considerado uma organização criminosa
Grupo nazista foi considerado uma organização criminosa Grupo nazista foi considerado uma organização criminosa

O líder do grupo neonazista grego Amanhecer Dourado, Nikolaos Mijaloliakos, ao lado de outros cinco integrantes, foi condenado nesta quarta-feira (14) por um tribunal de Atenas a 13 anos de prisão, uma semana após considerá-los culpados de formar e comandar uma organização criminosa.

Para um dos membros da liderança, Artemis Matheopulos, a pena imposta é de dez anos.

A Justiça também condenou à prisão perpétua, o assassino do rapper antifascista Pavlos Fyssas, cujo caso deu origem ao julgamento. Além disso, ele impôs dez anos por integrar uma organização criminosa.

Leia mais: Líderes de partido de extrema-direita são condenados na Grécia

Publicidade

A sentença coincide com o pedido da acusação e é inferior em dois anos à pena máxima de prisão para este tipo de crime.

Os juízes também proferiram penas de 5 a 7 anos de prisão para os 11 ex-deputados e para 41 condenados, que variaram de vários meses a oito anos.

Publicidade

Por enquanto, é desconhecida a informação de que os condenados serão presos imediatamente, pois o tribunal terá de debater os pedidos da defesa para suspender a execução da pena pela duração do recurso que os advogados pretendem apresentar imediatamente.

Organização criminosa

Há uma semana, o tribunal considerou a liderança culpada de formar e dirigir uma organização criminosa, em um julgamento histórico que durou cinco anos e meio.

Publicidade

Em sentença unânime, descrita na Grécia como um marco para a democracia, os magistrados consideraram provado que os crimes cometidos por membros do partido neonazista, incluindo homicídio, tentativa de homicídio, agressão e porte de armas, não foram atos de iniciativa própria própria, mas diretamente planejada e ordenada pela liderança do grupo.

Apesar do fato de que a partir de agora o Amanhecer Dourado pode ser chamado de grupo criminoso, a Constituição grega não prevê a proibição de qualquer partido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.